Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular dos efeitos do veneno de Bothrops jararaca: análise de células pulmonares em cultura e tecido pulmonar de camundongo por abordagens proteômica e imuno-histoquímica.

Processo: 22/16146-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2023
Vigência (Término): 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Solange Maria de Toledo Serrano
Beneficiário:Ana Luiza Teixeira Silva
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07467-1 - CeTICS - Centro de Toxinas, Imuno-Resposta e Sinalização Celular, AP.CEPID
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Peptidômica   Proteômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bothrops jararaca venom | Immunohistochemistry | Lung cell | Mouse lung tissue | Peptidomics | Proteomics | Proteômica/Imunohistoquímica

Resumo

O envenenamento por picada de serpentes viperídeas é caracterizado por efeitos locais e sistêmicos devido à atividade combinada de uma variedade de toxinas que exibem funções sinérgicas e antagônicas. Cada estágio do fenômeno do envenenamento gera mudanças importantes nos níveis molecular, celular, tecidual e do organismo. Entre os desafios de estudar venenos e envenenamentos, descobrir os mecanismos moleculares subjacentes à dinâmica do envenenamento, que inclui respostas sistêmicas que progridem de células e tecidos locais para todo o organismo, é crucial para o desenvolvimento de alternativas de tratamento. Considerando que o envenenamento ofídico é um problema de saúde pública, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que a incapacidade gerada pelo envenenamento é reconhecida na categoria A de Doenças Tropicais Negligenciadas, o presente plano de bolsa de pós-doutorado visa caracterizar molecularmente os efeitos do veneno de Bothrops jararaca em um estudo de sistemas expandidos de hospedeiros mamíferos, aplicando abordagens proteômicas e imuno-histoquímicas para analisar células endoteliais pulmonares em cultura e tecido pulmonar de camundongos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)