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A perspectiva de gênero em diálogos internacionais de CTI: uma análise da interação entre academia e setor privado

Processo: 22/16068-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2023
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Gabriela Gomes Coelho Ferreira
Beneficiário:Flavia Couto e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/06136-3 - A perspectiva de gênero em diálogos internacionais de CTI: uma análise comparativa entre Brasil e França sobre interação entre academia e setor privado, BE.EP.IC
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cti | Diplomacia da Inovação | Equidade de Gênero | Hélice Tripla | Diplomacia da Ciência e da Inovação

Resumo

As atividades e as carreiras em ciência, tecnologia e inovação são cada vez mais interdependentes e internacionalizadas. Entretanto, essas relações são complexas e, muitas vezes, aprofundam problemas como a diversidade e a inclusão, como a desigualdade de gênero. Ao analisar o problema, a União Europeia (UE) identificou três objetivos e os incluiu em sua estratégia de igualdade de gênero em P&D, ou seja, igualdade de gênero nas áreas das carreiras científicas, equilíbrio de gênero na tomada de decisões e a integração da dimensão de gênero no conteúdo de P&D.Neste sentido, o objetivo desta pesquisa, é testar a hipótese levantada em resultados preliminares do projeto internacional Gender STI, cofinanciado pela FAPESP e pela EU, que orientem a construção de um modelo para a análise da interação internacional entre dois tipos de atores do ecossistema de CTI, essenciais à diplomacia da inovação: a academia e a indústria. Esta pesquisa de IC, portanto, parte dos resultados das análises feitas pela pós-doutoranda FAPESP no GENDER STI, que é orientadora deste projeto de IC. Assim, pretende-se explorar as dinâmicas da distribuição de gênero nas carreiras científicas nas universidades e sua interação com o mercado privado em um modelo localizado, mas com vistas à sua internacionalização. Especificamente neste projeto, a hipótese que será testada é a de que a distribuição dos gêneros nas áreas do conhecimento das universidades, em especial nas carreiras em STEM, está correlacionada com os valores pagos pelo mercado privado para homens e mulheres para suas áreas profissionais. Espera-se verificar se há um número maior de mulheres docentes, ou um número maior de mulheres que progridem na carreira docente, em áreas tradicionalmente ocupadas por homens, mas que oferecem salários mais altos aos homens no mercado privado. O objetivo desta pesquisa considerando os objetivos e condições do projeto de IC, portanto, é testar a hipótese levantada em resultados preliminares da análise do projeto internacional Gender STI. Este é um primeiro passo para que, a partir dos resultados aqui obtidos, sejam criados modelos complexos com análise de dados em nível internacional, na perspectiva teórica da diplomacia da inovação. A divisão da tarefa entre a verificação da hipótese local e, em outro projeto posterior, uma análise de um modelo quantitativo com uma dinâmica internacional, justifica-se pelo fôlego do projeto de IC.

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