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Teste de criatividade figural: investigação da precisão de avaliadores evidências de validade divergente na versão para uso em adolescentes e adultos

Processo: 22/12020-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2023
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Tatiana de Cássia Nakano
Beneficiário:Isabella Wonsik Cano
Instituição Sede: Escola de Ciências da Vida (ECV). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Psicometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Construção de instrumentos | Psicometria | avaliação psicológica

Resumo

A criatividade vem sendo ressaltada como uma característica essencial no século XXI. No entanto, apesar dessa valorização, o Brasil não conta, no momento, com nenhum teste aprovado para uso profissional na avaliação desse construto em adolescentes e adultos. Diante dessa lacuna, um instrumento que se encontra publicado para avaliar a criatividade figural de crianças (Teste de Criatividade Figural Infantil) está sendo alvo de estudos visando a investigação das suas qualidades psicométricas para uso em uma faixa etária ampliada, no caso, adolescentes, adultos e idosos. O estudo aqui apresentado contempla dois estudos psicométricos dessa nova versão, a saber, a precisão de avaliadores (estudo 1) e evidências de validade com base em variáveis externas do tipo divergente (estudo 2). No estudo 1, a amostra será composta por três juízes (bolsistas de IC do grupo de pesquisa), os quais corrigirão cerca de 100 testes constantes no banco de dados do grupo de pesquisa. Os testes serão divididos de forma que cada um será corrigido por dois juízes. Inicialmente a estatística descritiva de pontuação em cada característica e seus fatores será estimada, para cada juiz. Em seguida, a correlação será utilizada para verificar a precisão de juízes (ou seja, a precisão / concordância entre eles). No estudo 2 cerca de 100 participantes responderão, além do TCF, a um instrumento de avaliação da personalidade (Bateria Fatorial de Personalidade). Os resultados em ambos os instrumentos serão comparados através da Correlação de Spearman, almejando-se que, dadas as diferenças entre os construtos, correlações baixas ou não significativas sejam encontradas. Almeja-se que os resultados possam contribuir para a investigação de outras qualidades psicométricas nessa nova versão do instrumento, confirmando sua adequação para a nova faixa etária contemplada.

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