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Promoção de linguagem oral, escrita e funções executivas/autorregulação em alunos do ensino fundamental

Processo: 22/14951-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 27 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Alessandra Gotuzo Seabra
Beneficiário:Alessandra Gotuzo Seabra
Pesquisador Anfitrião: Deborah Claire Edwards
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Surrey, Inglaterra  
Assunto(s):Alfabetização   Consciência fonológica   Funções executivas   Neuropsicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Autorregulação | Consciência fonológica | funções executivas | Neuropsicologia | Alfabetização

Resumo

A parceria com a Dra Debbie Gooch já foi iniciada e temos trabalhado em um projeto conduzido no Brasil, com duração de 4 anos, que objetiva desenvolver um programa de intervenção precoce para Ensino Fundamental (EF), com atividades para promover linguagem oral, escrita e funções executivas/autorregulação. Já conduzimos as etapas: a) levantamento, junto a professores de EF, das habilidades essenciais para a escolarização e das dificuldades observadas nos alunos; b) elaboração de um programa de intervenção para ser usado por professores de 1º e 2º ano para promover linguagem oral, escrita e funções executivas/autorregulação, com análise por juízes especialistas e professores. Etapas ainda a serem conduzidas: c) desenvolvimento da apostila teórica que também será usada para formação dos professores de EF; d) avaliação de alunos de 1º e 2º ano em linguagem oral, escrita e funções executivas/autorregulação para mapeamento de desempenhos; e) em 2024, intervenção com o programa desenvolvido (pré-teste, intervenção, pós-teste); f) em 2025, follow-up com mensuração de desempenho acadêmico. No estágio no exterior, serão realizadas atividades relativas a esse projeto, a saber: 1) todos quatro módulos de atividades serão apresentados à dra Gooch para sua análise, e discussões conjuntas deverão ocorrer, de modo a promover melhorias no material; 2) juntamente com a dra Gooch, será desenvolvida a apostila teórica, que será usada para formação continuada dos professores de EF, paralelamente aos módulos das atividades; 3) serão analisados e discutidos os dados do mapeamento dos alunos de 1º e 2º ano coletados no 1º semestre de 2023, especialmente buscando os preditores de leitura e escrita dentre as habilidades de linguagem oral e funções executivas avaliadas; 4) os resultados dessas análises serão comparados aos resultados do grupo de pesquisa da dra Gooch - ela participou e tem acesso aos dados do "Surrey Communication and Language in Education Study", que inclui linguagem oral, funções executivas e prontidão escolar em crianças inglesas. Dessa forma, o período no exterior possibilitará a continuidade dessa pesquisa já em andamento, contribuirá à internacionalização, à produção de artigos científicos e de produtos psicoeducacionais em coautoria internacional. Pretende-se, ainda, que esse período no exterior promova outras pesquisas conjuntas futuramente, de forma a consolidar a parceria. (AU)

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