Busca avançada
Ano de início
Entree

Serviços de transporte inteligentes para as redes móveis futuras B5G/6G

Processo: 22/14503-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Bruno Yuji Lino Kimura
Beneficiário:Bruno Yuji Lino Kimura
Pesquisador Anfitrião: Toktam Mahmoodi
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa: King's College London, Inglaterra  
Assunto(s):Redes de computadores   Transmissão de dados   Rede de telefonia celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Multi-path | Multi-stream | Redes B5G | Redes de próxima geração | Serviços Inteligentes | Transporte de dados | 6G | Redes de Computadores

Resumo

As futuras redes 6G são esperadas para 2030, quando as redes 5G dificilmente acomodarão um enorme tráfego de milhares de exabytes/mês e dezenas de bilhões de assinaturas móveis. Comunicações Holográficas, Realidade Estendida, Internet Tátil, Controle Remoto para cirurgias e operações industriais são exemplos de aplicações futuras que demandarão desempenho de fim-a-fim superior ao que o 5G pode oferecer, ou seja, vazão acima de 100 Gbps e atraso abaixo de 1 ms. Para isso, os esforços de pesquisa têm se concentrado em habilitar canais de alta frequência a partir de ondas milimétricas e terahertz. No entanto, mais erros de bits, flutuações de qualidade frequentes e alta perda de pacotes são eventos esperados em frequências tão altas. Enquanto o desempenho de fim-a-fim depende da eficiência de protocolos de transporte, os algoritmos de transporte existentes conduzem tomadas de decisão baseadas em regras, o que os leva a reagir de forma ineficiente aos enlaces B5G/6G de alta frequência, por consequência sub-utilização de recursos de rede e, portanto, desempenho fim-a-fim insatisfatório. Neste projeto, exploraremos a propriedade de multi-conectividade de protocolos de transporte de Estado da Arte, como QUIC e MPQUIC. Especificamente, os serviços de transporte mais modernos, como multi-stream e multi-path. Para possibilitar um desempenho fim-a-fim eficiente nas redes futuras, investigaremos como aplicar aprendizado online com técnicas de aprendizado de máquina centralizado e distribuído para evoluir esses serviços de transporte. Em vez de reagir a eventos de rede com abordagens imprecisas baseadas em regras, esperamos encontrar abordagens mais inteligente para tomar decisões de transporte precisas, proativas e eficientes. Este projeto dá continuidade aos esforços de pesquisa que iniciamos no projeto anterior da FAPESP #2015/18808-0. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, LUIS FERNANDO DE SOUZA; KIMURA, BRUNO YUJI LINO; ZORZAL, EZEQUIEL ROBERTO. Towards augmented and mixed reality on future mobile networks. MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS, v. N/A, p. 36-pg., . (22/14503-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.