Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ciclagem mecânica e desafio erosivo sobre as propriedades mecânicas e superficiais de diferentes cerâmicas monolíticas interpenetradas por matriz resinosa.

Processo: 22/12993-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2023
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Aldiéris Alves Pesqueira
Beneficiário:Gabriel Nunes Sampaio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido gástrico   CAD/CAM   Cerâmicas   Resistência mecânica   Prótese parcial fixa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido gástrico | Cad-Cam | cerâmica | resistencia mecanica | Prótese parcial fixa

Resumo

Recentemente, as cerâmicas com matriz resinosa ou híbridas têm ganhado muito destaque, principalmente, por associarem as características vantajosas das cerâmicas e dos polímeros em um único material. No entanto, por serem relativamente novas no mercado, ainda existem poucos trabalhos na literatura, principalmente, em relação ao comportamento das suas propriedades mecânicas a longo prazo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo será analisar a estrutura e as propriedades mecânicas de 02 cerâmicas monolíticas interpenetradas por matriz resinosa (RN - Resina nanocerâmica - Cerasmart e ZS - cerâmica de zircônia e sílica em uma matriz interpenetrante de resina - Shofu HC) após desafio erosivo e ciclagem mecânica, simulando 5 anos clínicos de uso da prótese. Serão confeccionados 30 espécimes por grupo em forma de barra (17×4×2,0mm), divididos em grupos de acordo com o tipo de cerâmica e envelhecimento que serão submetidos. Os procedimentos de envelhecimentos in vitro serão: 1) desafio erosivo (DE) (imersão em HCL pH=2 por 455 horas) e 2) DE + ciclagem mecânica (CM) (150 N x 1,2x106) a uma frequência de 2Hz, a 37ºC. As variáveis de resposta serão: 1) análise estrutural (rugosidade superficial (Ra) e propriedades mecânicas (resistência à flexão (Rf), módulo de elasticidade (ME) e microdureza Vickers (HV). As análises serão realizadas em 3 tempos distintos, sendo eles: T1 - após 24 horas em água destilada (inicial) (n=10/grupo), T2 - após DE (n=10/grupo) e T3 - após DE + CM (n=10/grupo). Os dados obtidos em cada análise serão submetidos ao teste de normalidade e posteriormente para o teste estatístico mais apropriado, com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)