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Projeto e desenvolvimento de porta-ferramentas para fresamento com amortecimento diferenciado utilizando manufatura aditiva

Processo: 22/15409-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Armando Ítalo Sette Antonialli
Beneficiário:Armando Ítalo Sette Antonialli
Pesquisador Anfitrião: Giovanni Totis
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Udine, Itália  
Assunto(s):Fusão seletiva a laser   Otimização topológica   Usinagem   Impressão tridimensional   Fresagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dinâmica de usinagem | Fusão seletiva a laser | otimização topológica | Vibração autoexcitada | Usinagem

Resumo

A avaliação dinâmica de processos de usinagem, especialmente aqueles que envolvem corte interrompido, como é o caso do fresamento, tem sido a motivação primeira de uma série de grupos de pesquisa da área de manufatura ao redor do mundo. Muitos esforços têm sido direcionados à identificação de condições que possam reduzir ou suprimir a ocorrência de vibrações autoexcitadas, também denominadas chatter, visto que impactam diretamente a vida de ferramenta, a integridade superficial dos componentes usinados e, consequentemente, a produtividade das operações em questão. Destacam-se, aí, a construção de novos algoritmos para previsão dos limites de estabilidade a partir de resultados experimentais, o desenvolvimento de ferramentas com geometrias especiais para contornar as condições de ressonância e a adoção de tecnologias para o aprimoramento da capacidade do amortecimento do sistema que envolve máquina, ferramenta, fixação e peça. Neste projeto, propõe-se a utilização da técnica de otimização topológica para a elaboração de um porta-ferramentas para mitigação de chatter no fresamento. Dadas as especificidades geométricas, o mesmo será fabricado por manufatura aditiva empregando fusão seletiva a laser. Por fim, o produto com amortecimento diferenciado será testado em diversas condições de usinagem sob o devido monitoramento de vibrações de maneira a validar o projeto. (AU)

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