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O discurso sobre protagonismo direcionado aos educadores e sua possível relação com as práticas de linguagem: uma análise dialógica

Processo: 21/10774-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2023
Vigência (Término): 31 de maio de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Marina Célia Mendonça
Beneficiário:Daiane Pereira Fernandes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Dialógica do Discurso | Estudos bakhtinianos e educação | Práticas de linguagem | Protagonismo | Signo ideológico | Análise Dialógica do Discurso

Resumo

O projeto de pesquisa em questão pretende analisar enunciados, direcionados aos professores e influenciados por diferentes esferas de atividade, nos quais aparece o signo "protagonismo". Para isso, faremos o uso da metodologia do cotejo (BAKHTIN, 2011), dentro da Análise Dialógica do Discurso, observando a atualização do signo em pauta. A temática é relevante, pois esse signo, apesar de presente em documentos oficiais federais direcionados aos educadores e em materiais didáticos avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), não tem sido relacionado aos estudos linguísticos/discursivos, tal como as noções de autoria e designer nas práticas de letramento. Para esta pesquisa, serão utilizados como corpus: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); O Guia de Livros Didáticos, do PNLD, ano 2018; um minicurso oferecido pela Parábola Editorial, no YouTube, com participação da professora Márcia Mendonça, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e um curso intitulado "Linguagens e suas tecnologias", realizado pelo Educa Brasil. A pesquisa de Doutorado pretende analisar no corpus o sentido do signo "protagonismo" e sua possível relação com as práticas de linguagem no contexto didático/pedagógico brasileiro contemporâneo. Os enunciados consideram o contexto sócio-histórico e ideológico, em que o neoliberalismo definiu práticas escolares nas últimas décadas no Brasil, como relevante para compreender o sentido do signo em questão. Para tanto, analisaremos o signo "protagonismo" sob a luz dos conceitos produzidos pelo Círculo de Bakhtin (como diálogo, enunciado concreto, esfera de atividade, gênerodo discurso, signo ideológico e tema e significação), visto que os sentidos dessa noção devem ser pensados dialogicamente e qualitativamente. Espera-se contribuir com os estudos discursivos sobre a presença da subjetividade do estudante nas práticas de ensino/aprendizagem e sua possível relação com as práticas de letramento.

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