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Racialidade na Unesp: um estudo baseado na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento

Processo: 22/04355-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2022
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Mário Sérgio Vasconcelos
Beneficiário:Edgar Bendahan Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/09044-2 - Racialidade na Unesp: um estudo baseado na teoria dos modelos organizadores do pensamento, BE.EP.DR
Assunto(s):Universidade pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelos Organizadores do Pensamento | Políticas afirmativas | racialidade | Unesp | Psicologia e relações étnico-raciais

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é o de investigar os modelos organizadores do pensamento que diretores (as) e vices diretores (as) das unidades universitárias da Unesp abstraem sobre o programa de inclusão implantado nesta universidade. Além disso, buscaremos desvelar se o processo singular de racialização dos participantes da pesquisa está presente nos possíveis modelos abstraídos e em ações institucionais desenvolvidas por esses gestores. Realizaremos nosso estudo tendo por referencial teórico metodológico a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, de autoria de Montserrat Moreno Marimón, Genoveva Sastre Vilarrasa e Autora Leal. Modelos organizadores são representações mentais permeadas por conteúdos históricos, culturais, cognitivos e afetivos elaborados sobre uma determinada situação, compostos pelos elementos destacados pelo sujeito, pelos os significados atribuídos a esses elementos e pelas implicações estabelecidas entre os elementos e os significados. Para atingir nosso objetivo almejamos realizar entrevistas semi-estruturadas com diretores e vices diretores das unidades universitárias que compões a Unesp. Os dados serão analisados conforme os pressupostos da Teoria dos Modelos Organizadores. Acreditamos que os resultados deste estudo poderão contribuir para que a universidade promova uma reflexão acerca do processo contínuo de atividades transversais que devem acompanhar a implantação de ações afirmativas no ensino superior, bem como subsidiar avaliações sobre as ações desenvolvidas relacionadas ao programa de inclusão e a racialização no contexto da Unesp.

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