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Meninas de 12 a 15 anos em meios populares: gênero, sexualidade e reputação.

Processo: 22/02870-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2022
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Maria Fernanda Corrêa Frazão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/03666-1 - Meninas de 12 a 15 anos em meios populares: gênero, sexualidade e reputação, BE.EP.MS
Assunto(s):Escolas   Feminilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola | Feminilidade | meios populares | Antropologia da Educação

Resumo

Este projeto visa descrever e analisar a construção das diferentes feminilidades presentes em um bairro na periferia do município de Campinas, buscando compreender os significados e as relações implicadas no processo de "tornar-se moça e mulher" nesse contexto. A pesquisa se ancora em uma etnografia desenvolvida junto a meninas majoritariamente com idades entre 12 e 15 anos, para quem questões relativas à sexualidade ou a relações amorosas começam a fazer parte do cotidiano, de diferentes maneiras e em diferentes graus. A partir de uma incursão inicial em campo, notamos a existência de dois grupos com comportamentos e ideais distintos de feminilidade: um grupo que já tem experiências amorosas e/ou sexuais consideradas danosas para elas mesmas pela maioria dos interlocutores, e um grupo no qual a maioria das meninas não tem relações e afirma evitá-las fortemente. Tendo em vista que a instituição escolar aparece como central para a construção da feminilidade nos dois grupos, pretende-se compreender o lugar que a educação escolar e a escola ocupam em suas trajetórias. A pesquisa de campo será desenvolvida através de entrevistas e acompanhamento regular destes dois grupos de meninas em espaços de educação formal e não-formal. Os resultados esperados serão descrições e análises que permitam avançar na compreensão de como algumas categorias sociais, como gênero, classe, juventude e escola, articulam-se e orientam os indivíduos a traçarem certas trajetórias ao invés de outras.

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