Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação em Psicologia: presença de temáticas relacionadas à branquitude-negritude nos Projetos Político-pedagógicos

Processo: 22/07615-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2022
Vigência (Término): 30 de novembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Nayara Nunes de França
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Graduação   Negritude   Racismo   Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:branquitude | graduação | Negritude | Psicologia | Racismo | Psicologia escolar

Resumo

Diante da baixa exploração acadêmica acerca das relações raciais nos cursos de Psicologia e as diversas formas de investigação do problema, esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como apresenta-se a discussão acerca das relações raciais, na unidade branquitude-negritude nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de quatro cursos de graduação em Psicologia oferecidas em universidades públicas do estado de São Paulo. Fundamentando-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, concebe-se que a ciência psicológica é um construto humano historicamente forjado nas relações de produção e reprodução da vida, tendo suas principais abordagens teóricas balizadas em um ideário de indivíduo universal e branco, localizadas em um contexto eurocêntrico ou norte-americano. Historicamente, a psicologia no Brasil enfrentou três momentos que, sinteticamente, podem ser identificados pela tomada da pessoa negra como objeto de estudo, no início do século XX; a permeação pelo mito da democracia racial; e a concepção do conceito de raça como um construto humano, demarcando desigualdades simbólicas e materiais, assim, fator constitutivo de subjetividades por resguardar um lócus desigual aos indivíduos. Neste contexto, esta investigação justifica-se ao identificar a lacuna de pesquisas sobre a inserção de discussões relativas às questões raciais na formação em psicologia. Para a análise documental, elegeu-se a metodologia da Análise de Conteúdo, desenvolvida por Bardin. O método possibilita o desenvolvimento de categorias finais às quais terão gênese na busca por indicadores, previamente elaborados, nas redações dos PPPs. Tais categorias, então, serão interpretadas à luz da Psicologia Histórico-Cultural, buscando-se apreender os conteúdos latentes, isto é, a essência, dos conteúdos manifestos nos documentos, ou seja, o modo como o fenômeno está imediatamente apresentado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)