Bolsa 22/13770-8 - Modelagem computacional, Concreto - BV FAPESP
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Implementação de acoplamento termomecânico ao estudo de concreto agregado reciclado em mesoescala

Processo: 22/13770-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 07 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 21 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Osvaldo Luís Manzoli
Beneficiário:Marcela Gimenes
Supervisor: Oriol Lloberas Valls
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Espanha  
Vinculado à bolsa:20/16789-6 - Modelagem computacional multiescala do comportamento termomecânico do concreto com agregado reciclado reforçado, BP.DR
Assunto(s):Modelagem computacional   Concreto   Agregados para concreto   Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoplamento termomecânico | Concreto Reciclado | Elemento de interface | mesoescala | modelo de dano | Modelagem computacional

Resumo

O emprego do concreto com agregado reciclado (CAR) apresenta uma série de benefícios ambientais e econômicos para a construção civil. Portanto, uma das principais preocupações nas pesquisas sobre este tema é determinar como o emprego de agregado reciclado afetaria as propriedades mecânicas do concreto como resistência à tração e compressão, bem como os mecanismos de falha em temperaturas normais e elevadas. No contexto da simulação numérica, como as particularidades do concreto agregado reciclado acontecem no domínio mesoscópico, uma abordagem numérica de escala mais refinada deve ser dada à análise. Modelos de mesoescala permitem a representação das diferentes fases do material e, portanto, são capazes de considerar propriedades termomecânicas e leis constitutivas particulares para o agregado, matriz e zonas de transição interfacial (ZTIs).Neste contexto, propõe-se a implementação do acoplamento termomecânico ao estudo de concreto agregado reciclado em mesoescala. Uma vez implementada a formulação, serão desenvolvidos testes básicos (benchmarks) e realizadas análises para validação do modelo. Por fim, simulações mais específicas no que diz respeito à transferência de calor e à fissuração térmica do CAR de mesoescala serão realizadas utilizando a ferramenta desenvolvida. Esses resultados serão comparados quantitativa e qualitativamente com resultados experimentais e também com o concreto agregado natural para melhor avaliar o RAC como material de engenharia. (AU)

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