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Desenvolvimento de uma plataforma de treinamento usando simulação virtual e personalização do ensino para medir desempenho e comportamento de profissionais

Processo: 22/13270-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Antonio Valerio Netto
Beneficiário:Roni Ruiz Duran
CNAE: Atividades de apoio à educação
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:21/11308-2 - Desenvolvimento de uma plataforma de treinamento usando simulação virtual e personalização do ensino para medir desempenho e comportamento de profissionais, AP.PIPE
Assunto(s):Análise do comportamento   Biotelemetria   Medição de desempenho   Realidade virtual   Tecnologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algoritmos analíticos | Análise de comportamento | Biotelemetria | Medição de Desempenho | Realidade Virtual | Segurança pública e privada | tecnologia educacional

Resumo

Trata-se do aprimoramento da plataforma de qualificação e avaliação continuada para profissionais nas áreas de segurança, facilities e saúde, cujo modelo de negócio está baseado em receita recorrente e alta escalabilidade. O foco desta fase está no desenvolvimento de processos e funcionalidades inovadoras para que a solução, resultante de pesquisas anteriores, possa ser efetivamente inserida no mercado nacional, e posteriormente, internacional. Dessa forma, ampliando a possiblidade de sucesso de vendas, com destaque para os novos conteúdos envolvendo a área de saúde (área incluída durante o PIPE FASE 2 devida a oportunidade gerada pela pandemia). Estão sendo aplicadas tecnologias baseadas em Realidade Virtual, Internet das coisas (IoT) e algoritmos analíticos para analisar o desempenho dos colaboradores e aumentar o nível de engajamento junto às atividades de aprendizagem continuada. Associadas a essas tecnologias, foram implementados módulos de treinamento com metodologias ativas direcionadas para andragogia: PBL (Problem based learning) e ensino híbrido (sala de aula invertida), além do emprego da personalização do ensino por meio de trilhas de aprendizagem. Além disso, para promover a escalabilidade foi aplicado o conceito de mobile learning juntamente com micro learning para os simuladores mobile. O objetivo dessa plataforma está em promover um nível de aprendizado e retenção do conhecimento tão bom ou melhor que as técnicas tradicionais (sala de aula e on-the-job-training), e isso a um custo mais baixo por pessoa. Além disso, treinar profissionais espalhados geograficamente que trabalham em turnos, com mínima interrupção das operações. Diminuir os custos e aprimorar o processo de recrutamento e seleção de profissionais, melhorar o processo de integração desses novos colaboradores além de realizar de tempos em tempos, práticas de desempenho e atitude junto aos seus profissionais. No estudo de mercado realizado, constatou que o treinamento para atividades operacionais é basicamente teórico por isto não consegue envolver o perfil dos profissionais que na sua grande maioria não estão adaptados ao aprendizado tradicional com aula expositiva, leitura de apostilais, vídeo-aulas, etc. Com as melhorias das funcionalidades será possível impactar no aumento da aceitação da inovação por parte dos diversos segmentos do mercado de saúde, segurança e facilities. Além disso, vislumbra a automatização de processos da plataforma para que a mesma possa atender um número maior de usuários e de necessidades dos clientes que foram sendo coletadas ao longo do período de demonstração da solução. Esse projeto permitirá simplificar a fase de implantação do sistema junto ao cliente melhorando sua escalabilidade, além de promover conteúdos gerados por parceiros institucionais para facilitar a venda direta.

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