Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da ordem de exposição a conjuntos de estímulos de alta e baixa preferência no ensino de um pequeno vocabulário em segunda língua

Processo: 22/11530-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2022
Vigência (Término): 30 de novembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Paola Martins Pedroso de Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de tato | Intraverbal bidirecional | ordem de ensino | preferência de estímulos | segunda língua | Análise do Comportamento

Resumo

O presente estudo investigará se a ordem de exposição a conjuntos de estímulos de alta e de baixa preferência durante o ensino de tato em língua estrangeira influenciará na aceleração da curva de aprendizagem de tatos e na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (português-espanhol e espanhol-português). Participarão seis crianças com idade entre sete e nove anos. Inicialmente, será realizada uma avaliação de preferência para definir os estímulos de alta e baixa preferência a serem utilizados. Sondas de tato e de respostas intraverbais bidirecionais ocorrerão antes, durante e após o ensino de tato para avaliar o repertório de tato (dizer o nome do estímulo visual na língua estrangeira) e intraverbal bidirecional (dizer a palavra estrangeira correspondente à palavra na língua nativa e vice-versa) diante dos conjuntos de estímulos empregados. Durante o ensino de tato, a experimentadora apresentará um estímulo visual e perguntará à criança "Como se chama isso em espanhol?, empregando um procedimento de atraso progressivo de dica (0s, 2s e 4s). Metade dos participantes iniciará o ensino com o conjunto de baixa preferência e, em seguida, será realizado o ensino com o conjunto de alta preferência. A outra metade será submetida ao ensino na ordem inversa. Será utilizado um delineamento de sondas múltiplas para avaliar os efeitos do ensino de tato com estímulos de alta ou baixa preferência na emergência de respostas intraverbais bidirecionais. Os dados serão analisados comparando-se os dois conjuntos de estímulos e a ordem de exposição, quanto ao número de tentativas até critério durante o ensino de tato, a curva de aceleração da aprendizagem, bem como o número de respostas corretas nas sondas de emergência das respostas intraverbais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)