Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial protetor da CaneCPI-5, Stn15pSpS ou Hb, isolados ou combinados contra desafios erosivos in vivo: comparação entre soluções de bochecho e filmes orodispersíveis

Processo: 22/13268-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Vinícius Taioqui Pelá
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/26070-1 - Modulação da película adquirida do esmalte e do biofilme para o controle da perda mineral dentária: desvendando mecanismos e possibilitando terapias, AP.TEM
Assunto(s):Erosão dentária   Película adquirida   Proteínas   Bioquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:erosão dentária | película adquirida | Proteinas | Bioquímica

Resumo

Na primeira parte do projeto, realizada na University of Toronto (BEPE) será realizado o design, caracterização e avaliação de novas resinas funcionalizadas com conjugados de metacrilato-DNA hibridizados com CaneCPI-5-, Stn15pSpS- ou Hb-DNA. Fitas de DNA serão covalentemente ligadas ao metacrilato disponível comercialmente e à CaneCPI-5, Stn15pSpS ou Hb, por meio de técnicas padrão de bioconjugação. Os novos materiais serão caracterizados pelos seguintes métodos: 1H e 13C NMR, eletroforese em gel e espectrometria de massas e microscopia de força atômica. Após a adição de iniciadores por luz, o material polimerizado será testado em relação aos seguintes parâmetros: conversão do grau de polimerização (por espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier - FTIR), graus de liberação (HPLC) e propriedades mecânicas (dureza Knoop, resistência à flexão e módulo de elasticidade). Os materiais desenvolvidos serão testados no Brasil em relação à sua habilidade em reduzir a erosão inicial do esmalte in vitro, em comparação a soluções contendo as mesmas proteínas/peptídeo, em modelo de erosão inicial, utilizando dureza superficial como variável de resposta. Na segunda parte do projeto serão comparados dois veículos para utilização das proteínas estudadas, isoladas ou em combinação: soluções de bochecho e filmes orodispersíveis à base de carboximetilcelulose e sorbitol. Os fatores em estudo serão o tipo de proteína/peptídeo, em 5 níveis, e o tipo de veículo, em 2 níveis (solução de bochecho ou filme orodispersível). Trata-se de um estudo cruzado e triplo cego, constituído por 10 fases paralelas, sendo que todos os voluntários participarão em todos os grupos do estudo. Em cada fase, após a profilaxia, 1 voluntário fará bochecho (10 mL, 1 min) ou depositará o filme (3 X 3 cm) sobre a língua e deixará até sua completa dissolução (aproximadamente 1 min) com uma das proteínas/combinação a serem estudadas. A quantidade de cada proteína/peptídeo adicionados ao filme será a mesma presente nos 10 mL da solução de bochecho. Após a estes tratamentos, a PAE será formada por 2 h. Após 2 h, sobre a superfície vestibular do incisivo central superior direito será fixada uma fita adesiva contendo um orifício de 4,92 mm2 de diâmetro para demarcação de área. Sobre a área demarcada, será feito desafio erosivo com 10 µL ácido cítrico 1% pH 2,5 por 10 s, sendo o ácido colocado em contato com a superfície do esmalte na área marcada utilizando-se uma micropipeta. Decorridos os 10 s, os ácidos serão aspirados e coletados para análise de cálcio, pelo método colorimétrico do arsenazo. Os dados serão checados em relação à normalidade e homogeneidade, para emprego do teste estatístico apropriado (paramétrico ou não, p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, EDUARDO PEREIRA; FERRO, MILENE; PELA, VINICIUS TAIOQUI; FERNANDA-CARLOS, THAIS; BORGES, CECILIA GUIMARAES GIANNICO; TAIRA, EVEN AKEMI; VENTURA, TALITA MENDES OLIVEIRA; ARENCIBIA, ARIEL DOMINGO; BUZALAF, MARILIA AFONSO RABELO; HENRIQUE-SILVA, FLAVIO. Maquiberry Cystatins: Recombinant Expression, Characterization, and Use to Protect Tooth Dentin and Enamel. BIOMEDICINES, v. 11, n. 5, p. 18-pg., . (19/26070-1, 22/13268-0, 21/11152-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.