Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação das relações entre performances de masculinidades e identidades científicas entre jovens meninos de grupos minoritários em um projeto de educação em ciências em espaço não-formal

Processo: 22/09585-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2023
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Matheus dos Santos Barbosa da Silva
Supervisor: Lucy Avraamidou
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Groningen, Holanda  
Vinculado à bolsa:19/22340-4 - Estudo da contribuição de exposições museais de química para a motivação de visitantes para o conhecimento de pesquisas científicas, BP.DD
Assunto(s):Educação científica   Ensino de ciências   Interseccionalidade   Masculinidade   Meninos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Ciências | Espaços não-formais | Gênero | identidade científica | interseccionalidade | Masculinidades | Química | Ensino de Ciências/Química

Resumo

Este projeto tem como propósito investigar as versões de masculinidades expressas no envolvimento de jovens meninos em um projeto de educação científica em espaço não-formal. Este projeto se inspira na definição de masculinidades proposta por Raewyn Connell e os trabalhos em interseccionalidade para mapear as manifestações de masculinidades em um ambiente rico em práticas e objetos científicos. Central a este projeto é explorar como tais expressões de gênero interagem com outras categorias de divisão social na produção de masculinidades mais ou menos celebradas e congruentes ao universo científico. Para resolver essas questões, sugere-se empregar uma abordagem etnográfica-crítica com o uso de métodos de investigação qualitativa. O público-alvo deste projeto são crianças entre 06-11 anos de grupos minoritários que serão convidadas a participar de atividades em um espaço de educação não-formal organizado pelo grupo de pesquisa da Profa. Dra. Lucy Avraamidou, na University of Groningen. Ao final, espera-se contribuir com os estudos em gênero e identidade científica no mapeamento da relação entre masculinidades e educação em ciências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.