Busca avançada
Ano de início
Entree

Os espaços de cultivo e estudo de plantas de propriedade jesuíta entre Brasil e Portugal, séculos XVI-XVIII

Processo: 22/11358-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2023
Vigência (Término): 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Renata Maria de Almeida Martins
Beneficiário:Mônica Bertoldi André
Supervisor: Maria João Fontes Pereira Coutinho
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:21/02288-8 - Jardins, hortas, pomares e herbários nos espaços jesuíticos da América Portuguesa (séculos XVI-XVIII), BP.MS
Assunto(s):História da arquitetura   Paisagem   Cultivo de plantas   Jardins   Jesuítas   Período Colonial (1500-1822)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Colonial | Cercas Jesuíticas | Jardins Coloniais | Jesuítas No Brasil | Quintas De Recreio | Roças | História da Arquitetura; História da Paisagem.

Resumo

A investigação acerca dos espaços de cultivo e estudo de plantas em propriedades jesuíticas tem revelado, de forma preliminar, uma complexa e intrincada rede que reunia cercas anexas aos edifícios urbanos, quintas de recreio, roças e fazendas, onde se desenvolviam diversas atividades: experiências de aclimatação de plantas estrangeiras; desenvolvimento de técnicas de produção agrícolas; produção para troca e para subsistência; recreio e recolhimento espiritual; recuperação da saúde física, entre outras. Nesse sentido, reconhecemos tipologias de espaços livres oriundas da realidade portuguesa, e introduzidas/impostas pelo processo de colonização, e outras indígenas, mobilizadas enquanto formas secularmente desenvolvidas de relação com o meio autóctone e essenciais para a sobrevivência dos ádvenas. Buscando adensar a base empírica que sustenta a pesquisa histórica e arquitetônico-paisagística, propomos este estágio de pesquisa em Portugal, tendo em vista o acesso a arquivos e bibliotecas com importante acervo documental sobre a Companhia de Jesus e suas propriedades na Assistência Portuguesa, além de mapas e outras fontes iconográficas relevantes referentes à América Portuguesa. Além disso, possibilitará a realização de visitas de campo, agregando um instrumento metodológico de grande importância para estudos na área de Arquitetura e Paisagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)