Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapias alternativas para o tratamento de osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos após exodontia em ratas senis ovariectomizadas.

Processo: 22/13276-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Ana Paula Farnezi Bassi
Beneficiário:Natália Saori Izumi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Osteonecrose   Reparo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Osteonecrose | Reparo | zolendronato | cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial

Resumo

A osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (MRONJ) é uma condição patológica que ainda não apresenta um consenso na literatura sobre o seu tratamento e por isso merece atenção. Visto isso, terapias secundárias podem desempenhar papel importante no controle e resposta tecidual, ao passo que, as pastas para uso tópico à base de metronidazol, podem ser promissoras. O objetivo deste trabalho será avaliar o desempenho tópico de uma pasta a base de metronidazol e lidocaína e outra a base de Clorexidina no tratamento da osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos após procedimento de exodontia em ratas senis ovariectomizadas e submetidas a terapia com Zoledronato. Para isso, 20 ratas de 12 meses de idade serão divididas em 4 grupos (n=5). No grupo SAL as ratas serão submetidas a aplicações de solução de cloreto de sódio 0,9% e o grupo ZOL receberá aplicação de Zoledronato 100¼g/kg, ambos a cada 3 dias durante 7 semanas; os grupos ZOL+POI e ZOL+CLX receberão aplicação de zoledronato seguindo o mesmo protocolo e aplicação tópica das pastas no alvéolo após a extração do 1º molar inferior esquerdo no dia da extração, 2 e 4 dias após. A eutanásia será realizada na sétima semana de experimento, 28 dias após a exodontia. Além disso, será realizada a caracterização da arquitetura óssea na senilidade no dia 0 (MCT0), após 3 semanas de aplicação de zoledronato (MCT1), comparando com o grupo que não receberá zoledronato (MCT2), totalizando 15 animais (n=5). As mandíbulas serão ressecadas, reduzidas e preparadas para as análises de micro-CT, histológicas/histométricas. Os dados serão submetidos à curva de normalidade para determinação do teste mais adequado (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)