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Explorando análise visual de dados para auxiliar o usuário no aprendizado ativo

Processo: 22/12668-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2023
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Alexandre Xavier Falcão
Beneficiário:Bárbara Caroline Benato
Supervisor: Alexandru-Cristian Telea
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Utrecht University (UU), Holanda  
Vinculado à bolsa:19/10705-8 - Aprendizado Ativo Visual guiado por Projeções de Características, BP.DR
Assunto(s):Aprendizado ativo   Aprendizado computacional   Classificação de imagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Visual de Dados | Aprendizado Ativo | Aprendizado de Máquina | Aprendizado de Máquina Interativo | Classificação de Imagens | Aprendizado de Máquina

Resumo

Redes neurais profundas podem ser bastante efetivas para a classificação de imagens. Contudo, tais redes normalmente dependem de um conjunto de dados supervisionados grande para reduzir e evitar altas taxas de classificação no conjunto de treinamento com baixa taxa de classificação no conjunto de teste ainda não visto -- um fenômeno conhecido como "data overfitting". Grandes conjuntos supervisionados (anotados) de treinamento são normalmente impraticáveis em aplicações que dependem do conhecimento humano para a supervisão dos dados. Abordagens tradicionais de Aprendizado Ativo são comumente usadas para aumentar o número de amostras supervisionadas com o auxílio de um classificador aprendiz. Tal aprendizado indica as amostras mais importantes para o usuário anotar em cada iteração, e o classificador é retreinado com o novo conjunto supervisionado. Abordagens de Aprendizado Ativo Profundo têm sido consideradas, uma vez que permitem o aprendizado do espaço de características e do classificador ao mesmo tempo. Contudo, tais abordagens ainda dependem de suposições pouco confiáveis: necessidade de grandes quantidades de dados supervisionados, camada softmax fornecendo a informação de confiança das amostras e ajuste fino de pesos para evitar o retreinamento do modelo. Para contornar tais questões, propõem-se utilizar duas etapas distintas para aprendizado: (i) propagação de rótulos a partir de poucas amostras supervisionadas e seleção de amostras baseada na confiança e (ii) aprendizado do espaço de características e do classificador utilizando as amostras anotadas em (i) para melhorar o espaço de características profundo. Para isso, têm-se estudado soluções no projeto principal (#2019/10705-8) que iterativamente combinam o aprendizado de características profundo e projeções do espaço de características para anotar grandes conjuntos de dados não-supervisionados. Até o o presente momento, estudou-se o melhor método automático para cada etapa da metodologia proposta. Agora, o intuito é investigar a adição do processo de Aprendizado Ativo através de ferramentas de Análise Visual de Dados para aumentar o número de amostras supervisionadas e/ou melhorar a confiança do classificador aprendiz para selecionar as amostras anotadas para treinar o modelo profundo. Como proposto anteriormente pela candidata, o usuário pode visualizar as amostras de treinamento supervisionadas (conjunto pequeno) e amostras não-supervisionadas (conjunto grande) em uma projeção 2d do espaço de características e propagar rótulos para as amostras não-supervisionadas com ou sem o auxílio do classificador de padrões, mas sem a necessidade da supervisão e inspeção visual do usuário. Em suma, o objetivo desse projeto BEPE é projetar e desenvolver um fluxo de trabalho de Análise Visual de Dados para um aprendizado de máquina interativo e incremental focado no Aprendizado Ativo. Estudos de validação serão conduzidos com bases de dados de imagens de aplicações distintas relacionadas com o projeto temático (#2014/12236-1), coordenado pelo orientador. Também, este projeto BEPE permitirá para a aluna a obtenção do título de doutorado em regime de cotutela junto com a Utrecht University e sob a supervisão do Prof. Dr. Alexandru Telea (coorientador). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENATO, BARBARA C.; TELEA, ALEXANDRU C.; FALCAO, ALEXANDRE X.. Deep feature annotation by iterative meta-pseudo-labeling on 2D projections. PATTERN RECOGNITION, v. 141, p. 16-pg., . (22/12668-5)
BENATO, BARBARA C.; FALCAO, ALEXANDRE X.; TELEA, ALEXANDRU C.. Measuring the quality of projections of high-dimensional labeled data. COMPUTERS & GRAPHICS-UK, v. 116, p. 11-pg., . (22/12668-5, 14/12236-1, 19/10705-8)

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