Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos possíveis mecanismos de maturação de hepatócitos in vitro induzida por etoposídeo

Processo: 22/08157-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 17 de outubro de 2022
Vigência (Término): 16 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mayana Zatz
Beneficiário:Kayque Alves Telles Silva
Supervisor: Holger Willenbring
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, San Francisco (UCSF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:19/19380-4 - Investigação dos possíveis mecanismos de maturação de hepatócitos in vitro induzida por etoposídeo, BP.DD
Assunto(s):Biologia celular   Células-tronco   Engenharia tecidual   Fígado   Hepatócitos   Etoposídeo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biologia celular | Células tronco | Engenharia tecidual | fígado | hepatócitos | Engenharia Tecidual Hepática

Resumo

O fígado é um órgão fundamental para a regulação metabólica, imune e homeostática do organismo. Hepatopatias crônicas e agudas, congênitas ou decorrentes de hábitos comportamentais, são responsáveis por aproximadamente 2 milhões de mortes por ano. A única opção terapêutica para a remediação de doenças hepáticas severas é a realização de transplantes parcial ou total do fígado. A engenharia tecidual hepática, aliada à tecnologia de células tronco pluripotentes induzidas (hiPSCs), constitui uma alternativa para os procedimentos terapêuticos tradicionais. Protocolos de diferenciação hepática, no entanto, resultam em hepatócitos com fenótipo fetal, dificultando a compreensão de mecanismos celulares de fígados adultos e abordagens de medicina regenerativa. Em experimentos prévios, a aplicação de etoposídeo (VP-16), composto sintético utilizado para indução de apoptose, em cultura celular de hepatócitos derivados de células hiPSCs contribuiu para a indução de maturação celular. O presente projeto tem como objetivo a investigação dos possíveis mecanismos envolvidos na maturação de hepatócitos diferenciados in vitro após tratamento com etoposídeo. hiPSCs já reprogramadas a partir de fibroblastos e eritroblastos de pacientes saudáveis serão diferenciadas em hepatocyte-like cells (HLCs). Para investigar essa hipótese, as HLCs serão tratadas com etoposídeo e o grau de maturação e os mecanismos envolvidos serão avaliados por citometria de fluxo, por imunofluorescência, por PCR em tempo real e por RNA-Seq. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GROEGER, MARKO; MATSUO, KOJI; ARASH, EMAD HEIDARY; PEREIRA, ASHLEY; LE GUILLOU, DOUNIA; PINO, CINDY; TELLES-SILVA, KAYQUE A.; MAHER, JACQUELYN J.; HSIAO, EDWARD C.; WILLENBRING, HOLGER. Modeling and therapeutic targeting of inflammation-induced hepatic insulin resistance using human iPSC-derived hepatocytes and macrophages. NATURE COMMUNICATIONS, v. 14, n. 1, p. 14-pg., . (22/08157-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.