Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da suplementação dietética com luteína sobre a progressão e no tratamento da periodontite experimental induzida em ratos.

Processo: 21/05925-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2022
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Juliano Milanezi de Almeida
Beneficiário:Otávio Augusto Pacheco Vitória
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Carotenoides   Fitoterapia   Luteína   Periodontite
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carotenóides | fitoterapia | luteína | Periodontite | Progressão da doença periodontal | Periodontia

Resumo

O propósito deste estudo será de avaliar os efeitos da suplementação dietética com luteína (LT), tanto sobre a progressão quanto como adjuvante sistêmico ao tratamento da periodontite experimental (PE). Cento e vinte ratos machos (Wistar) serão divididos em dois grandes grupos, sem tratamento (ST) ou que serão submetidos a raspagem e alisamento radicular (RAR). Posteriormente, cada grupo será dividido em dois subgrupos, que receberão suplementação com óleo de girassol (veículo [VE]), ou LT (dissolvido no VE). Todos os grupos experimentais terão a indução da PE por meio da instalação de uma ligadura de algodão no primeiro molar inferior esquerdo. Sendo os grupos: ST-VE: administração diária de 0,7 ml/kg de VE via gavagem gástrica (GG). ST-LT: GG com 250mg/kg de LT, por todo período experimental. RAR-VE: administração diária de 0,7 ml/kg de VE via GG, por todo período experimental, após 7 dias remoção da ligadura realiza-se a RAR. RAR-LT: suplementação diária de 250mg/kg de LT via GG, por todo período experimental, após 7 dias remoção da ligadura realiza-se a RAR. A eutanásia será realizada aos 7, 15 e 30 dias após a indução de PE (ST-VE e ST-LT) ou tratamento periodontal (RAR-VE e RAR-LT). As hemimandíbulas serão removidas e submetidas ao processamento histológico para análise histométrica para porcentagem de osso na furca (POF), análise histopatológica dos tecidos periodontais, e análise imunohistoquímica para detecção da TRAP, TNF-±, IL-1² e IL-10. Por fim, os dados serão analisados estatisticamente (p d0.05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VITÓRIA, Otávio Augusto Pacheco. Influência da suplementação dietética com luteína sobre a progressão e no tratamento da periodontite experimental induzida em ratos. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.