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Conexão da pesquisa com o contexto especialista de mercado de TI

Processo: 22/11620-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de setembro de 2022
Vigência (Término): 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Didier Augusto Vega Oliveros
Beneficiário:Fernanda Cruz Figueiredo
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Vinculado ao auxílio:22/04248-6 - Match<IT>: uma plataforma inteligente B2B para oferta e seleção de fornecedores de tecnologias, AP.PIPE
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Market validation | métricas e validação dos algoritmos | Recomendações especializadas | Revisão de contextos de mercado | User feedback | Especialista de mercado e negócios, user feedback, market validation

Resumo

A análise de sentimentos trata da aplicação de algoritmos que visam entender uma opinião sobre um determinado assunto a partir da linguagem escrita ou falada. Ela é um campo dentro do Processamento de Linguagem Natural (PLN) que constrói sistemas que identificam e extraem opiniões de textos. Pode identificar o assunto que está sendo discutido, a polaridade do texto, se tem uma opinião positiva ou negativa, por exemplo. Assim, o projeto prevê que os modelos possam ser segmentados para diferentes perfis de audiência no mercado de tecnologia, minimamente agrupando diferentes segmentos de mercado e diferentes perfis de profissionais por senioridade. Para isso, considera-se essencial contar com um ponto focal de interface especialista capaz de levantar e validar as diferentes opiniões dos usuários para definir os conjuntos positivos a serem passados nos modelos e métodos computacionais, desenvolvidos para processar os dados de avaliações de clientes e usuários de forma automática.Para o desenvolvimento de algoritmos de mineração de textos como sumarização, análise de sentimento e classificação, é preciso que a especialista identifique as classes, as informações relevantes como padrão ouro de comparação com os métodos de aprendizado de máquina. Desse modo, os algoritmos treinados poderão recuperar informações relevantes e auxiliarem a ajustar as estratégias de marketing, recomendações e inteligência de negócio. Também, busca-se propor métricas, qualitativas e quantitativas, para a correta verificação dos avanços e correções dos algoritmos propostos em relação aos clientes.Dadas as avaliações dos clientes, busca-se determinar o nível de assertividade das recomendações feitas, além do aprimoramento dos algoritmos para processamento da língua portuguesa, os quais são mais escassos. Para isso, serão utilizadas práticas de aprofundamento sobre os níveis de satisfação de usuários e medição qualitativa de elementos contextuais que permitam avaliar a assertividade das melhorias aplicadas nos modelos treinados. A bolsista auxiliará provendo informações especializadas e pareceres qualitativos sobre as necessidades dos usuários a partir de entrevistas e estudos online. Deverá, com isso, permitir a construção de conjuntos-verdade para validação dos algoritmos desenvolvidos em Aprendizagem de Máquina e em atividades de Recuperação da Informação.

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