Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia dos óleos essenciais Limoneno, ±-Terpineno, Terpinoleno e ²-Pineno sobre estágios larvais de Cochliomya hominivorax em testes in vitro e in vivo.

Processo: 22/08795-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2022
Vigência (Término): 30 de setembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luciana Morita Katiki
Beneficiário:Rillary Moscardine Schuindt
Instituição Sede: Instituto de Zootecnia. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Nova Odessa , SP, Brasil
Assunto(s):Miíase   Parasitologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicheira | larvicida | miíase | Repelente | terpeno | parasitologia

Resumo

A mosca Cochliomyia hominivorax, conhecida vulgarmente por mosca-varejeira e sua forma larval, a miíase é vulgarmente conhecida por bicheira. Essas moscas depositam seus ovos sobre feridas abertas e frescas, como exemplo em umbigo de bovino recém-nascido que não foi curado corretamente, em descornas, em castrações, ou em feridas por briga com outros animais ou na cerca e causa prejuízos na pecuária. As moscas também são atraídas por sangue e secreções de lesões até mesmo pelos odores da própria infestação. O tratamento da miíase é realizado com medicamentos ectoparasiticidas, contudo, muitas vezes têm se apresentado ineficazes. Esse trabalho apresenta a proposta de se testar o efeito larvicida de óleos essenciais em testes in vitro e in vivo sobre as larvas da C. hominivorax. Produtos naturais tem sido uma nova proposta terapêutica contra ectoparasitas, abrangendo um público interessado em menor uso de medicamentos seja por necessidade (no caso da produção orgânica) ou falta de eficácia dos medicamentos comerciais. Os óleos essenciais são de grande importância para indústrias farmacêuticas, perfumaria e cosméticos, produtos para higienização da casa, medicamentos e repelentes. Os óleos pertencem ao grupo químico dos terpenos, que comprovadamente tem efeito antibacteriano, inseticida, fungicida e ectoparasiticida. Os terpenos a serem estudados são: D-Limoneno, ±-Terpineno, Terpinoleno, ²-Pineno. Eles foram escolhidos por apresentarem características comuns como baixo custo e por serem encontrados com facilidade, pois são oriundos de plantas com agricultura estabelecida (limoneno provem dos citros, e os demais terpenos são provenientes de pinheiros). O teste in vitro consistirá na avaliação da toxicidade dos óleos em larvas de primeiro (L1), segundo (L2) e terceiro (L3) estádio do isolado de C. hominivorax mantido no laboratório de Parasitologia do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa-SP. O óleo que apresentar melhor eficácia nos testes in vitro através da determinação da sua concentração letal 50% (CL50), será avaliado em teste in vivo em animais previamente infestados artificialmente com larvas de C. hominivorax depositadas em feridas efetuadas cirurgicamente. O óleo será adicionado em uma pomada à base de cera de carnaúba. Serão avaliados os efeitos larvicida e de repelência dessa pomada. Espera-se com esse estudo, identificar uma possível formulação natural com atividade larvicida e repelente, afinal, essa mosca no cenário atual gera prejuízos econômicos e risco à saúde do animal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)