Pesquisa e Inovação: Desenvolvimento de um teste para identificar espécies de bactérias causadoras de enfermidades em peixes de Pisciculturas através do DNA ambiental (eDNA)
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um teste para identificar espécies de bactérias causadoras de enfermidades em peixes de Pisciculturas através do DNA ambiental (eDNA)

Processo: 22/12140-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Tiago Milanin
Beneficiário:Tiago Milanin
Empresa:Tiago Milanin
CNAE: Pesca em água doce
Aqüicultura em água doce
Vinculado ao auxílio:22/04185-4 - Desenvolvimento de um teste para identificar espécies de bactérias causadoras de enfermidades em peixes de pisciculturas através do DNA ambiental (eDNA), AP.PIPE
Assunto(s):Diagnóstico   Bactérias   Aeromonas hydrophila   Francisella   Streptococcus agalactiae   DNA ambiental   Virulência   Piscicultura   Peixes de água doce   Amostragem   Água   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bacteria | diagnóstico | DNA ambiental | Piscicultura | Virulência | 16S rDNA | Diagnóstico

Resumo

O cultivo de organismos aquáticos é o setor da Agropecuária que mais cresceu nos últimos anos, sendo o Brasil um dos principais produtores mundiais de peixes de água doce. Juntamente com este incremento produtivo, ocorre também o aumento da frequência e da intensidade dos surtos de doenças, levando a perdas econômicas graves. Na tentativa de diminuir tais perdas, muitas vezes, o manejo dentro da Piscicultura é feito de forma inadequada. Nesse contexto, em muitos casos, o piscicultor desconhece o agente etiológico da doença, podendo culminar na utilização inadequada de quantidades massivas de produtos químicos nas Pisciculturas, resultando na oneração de processos e no aparecimento de cepas bacterianas resistentes, uma forte ameaça à Piscicultura e a saúde pública. O diagnóstico tradicional de enfermidades causadas por bactérias em peixes é moroso, visto que depende de mão de obra para coleta dos exemplares doentes e envio desses peixes para laboratórios de diagnóstico. Os exames ainda dependem da eutanásia dos peixes, exposição dos órgãos e cultivo das bactérias para identificar qual a espécie está relacionada com a patologia e morte dos peixes. Estes métodos de identificação de bactérias levam tempo e, a falta de um diagnóstico precoce pode comprometer todo o sistema de criação, podendo causar perdas econômicas graves. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento de um teste de diagnóstico para identificar as principais espécies de bactérias e a presença de genes de virulência relacionados a enfermidades em peixes. Dessa forma, o piscicultor poderá se antecipar ao problema na tomada de medidas profiláticas, garantindo que seus tanques estejam aptos para a criação de peixes e exigindo que os espécimes adquiridos tenham também a certificação de proveniência de ambiente isento de contaminação por bactérias patogênicas. O objetivo do projeto é desenvolver um teste de diagnóstico para identificar as principais espécies de bactérias que infectam peixes de Pisciculturas através do DNA ambiental (eDNA) e PCR quantitativo (qPCR) através do multiplex, e que seja condizente com a necessidade do mercado brasileiro. A primeira etapa e muito importante é otimizar um protocolo de amostragem da água que possibilite a detecção das principais espécies de bactérias que infectam peixes de Piscicultura. Para isso, duas metodologias de filtragem serão avaliadas. Após a filtragem, será realizada a extração de DNA das amostras e, para verificar a presença de bactérias das espécies Aeromonas hydrophila, Francisella noatunensis subsp. Orientalis e Streptococcus agalactiae e seus genes de virulência, será realizada um multiplex (mPCR) utilizando probes e primers específicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)