Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas públicas promotoras de sistemas alimentares sustentáveis: redefinindo relações de poder

Processo: 22/08208-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de novembro de 2022
Vigência (Término): 29 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Ricardo Serra Borsatto
Beneficiário:Ricardo Serra Borsatto
Pesquisador Anfitrião: Adanella Rossi
Instituição Sede: Centro de Ciências da Natureza (CCN). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Lagoa do Sino. Buri , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università di Pisa, Itália  
Assunto(s):Políticas públicas   Relações de poder   Sustentabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estado | Politicas Públicas | relações de poder | sistemas agroalimentares | Sustentabilidade | Extensão Rural

Resumo

Estudos sobre relações de poder dentro de sistemas agroalimentares tem ganhado impulso nos últimos anos devido à crescente centralidade de grandes corporações transnacionais nas estruturas de governança. A concentração corporativa em sistemas alimentares acaba por induzir estruturas de mercado nas quais grandes corporações conseguem impor seus interesses em detrimento dos interesses de outros atores sociais. Por outro lado, pressões originadas na sociedade civil organizada têm crescentemente influenciado gestores públicos a conceberem e implementarem políticas agroalimentares de maior complexidade, que incorporem novas agendas (p.ex. ambiental, agricultura familiar, desenvolvimento territorial, alimentação saudável, erradicação da fome), superando a abordagem da economia política tradicional. Nesse sentido, grupos de pesquisa ao redor do mundo têm se esforçado para estabelecer novos arcabouços teóricos-analíticos habilitados a analisar questões relacionadas ao poder para explicar a complexidade dos processos de mudança em sistemas agroalimentares. Entre esses grupos, destacam-se os pesquisadores da Università di Pisa, considerada referência internacional em reflexões teóricas e análises empíricas sobre processos de redefinição de poder em sistemas agroalimentares e de como mudanças nas dinâmicas de poder podem contribuir para a transição rumo a sistemas alimentares mais sustentáveis. O proponente deste projeto espera realizar um estágio acadêmico de cinco meses com o grupo de pesquisadores que compõem o Pisa Agricultural Economics Group (PAGE) da Università di Pisa, para explorar o arcabouço teórico-analítico sobre redefinição de relações de poder em sistema alimentares, visando utilizá-lo para analisar e subsidiar a concepção e implementação de políticas agroalimentares brasileiras. Como resultado, o pesquisador proponente espera apropriar-se do estado da arte de teorias, conceitos e referenciais analíticos capazes de analisar processos de redefinição de relações de poder em sistema alimentares, com vistas identificar os limites e potencialidades de uma agenda nacional habilitada ao fomento de sistemas agroalimentares socioambientalmente mais sustentáveis calcados em relações de poder mais equilibradas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMARGO MACEDO, ANDRE; SOUZA-ESQUERDO, VANILDE FERREIRA; BORSATTO, RICARDO SERRA. Neoliberal agenda and the dismantling of socially-efficient public food procurement programs: An emblematic case. GLOBAL FOOD SECURITY-AGRICULTURE POLICY ECONOMICS AND ENVIRONMENT, v. 37, p. 6-pg., . (19/21170-8, 22/08208-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.