Busca avançada
Ano de início
Entree

Não-localidade de Bell em redes quânticas

Processo: 22/03792-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2022
Vigência (Término): 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Rafael Luiz da Silva Rabelo
Beneficiário:Pedro Nóbrega Lauand
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/07258-7 - Emaranhamento, não-localidade de Bell, e princípios físicos para a teoria quântica, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):23/02575-2 - Vantagem quântica em cenários de comunicação em redes, BE.EP.MS
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:não-localidade | Fundamentos da teoria quântica

Resumo

O Teorema de Bell -- um dos mais importantes resultados dos fundamentos da teoria quântica e da filosofia da ciência -- enuncia que a teoria quântica é inconsistente com modelos físicos que respeitam a hipótese de causalidade local. Originalmente, os aspectos não-locais da teoria quântica foram investigados no cenário seminal proposto em 1935 por Einstein, Podolsky, e Rosen, e em generalizações diretas do mesmo cenário, nas quais um sistema composto é preparado em determinado estado e cada uma das suas componentes é enviada a determinada parte para ser medido. Recentemente, porém, a investigação de não-localidade passou a considerar também experimentos mais sofisticados que envolvem vários sistemas compostos independentemente preparados e enviados a diferentes partes, formando, assim, uma rede quântica.Além de ser protótipos simples de uma futura internet quântica, estes novos cenários nos dão novas perspectivas sobre o Teorema de Bell e a teoria de não-localidade, ao mesmo tempo em que lançam novos desafios conceituais e práticos. Neste projeto, investigaremos redes quânticas simples com o objetivo central de identificar correlações quânticas não-locais, que não admitem descrição clássica compatível com a rede. Objetivos específicos são: (i) obter novas desigualdades de Bell que testemunham não-classicalidade em cenários de redes e, (ii) avaliar como alguns métodos numéricos, e.g., otimização não-convexa, podem ser úteis para certificação de vantagem quântica em diferentes cenários de redes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAUAND, PEDRO; PODERINI, DAVIDE; NERY, RANIERI; MORENO, GEORGE; POLLYCENO, LUCAS; RABELO, RAFAEL; CHAVES, RAFAEL. Witnessing Nonclassicality in a Causal Structure with Three Observable Variables. PRX QUANTUM, v. 4, n. 2, p. 18-pg., . (18/07258-7, 22/03792-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.