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Fragmentação socioespacial e estigma territorial: Cidade Tiradentes na metrópole de São Paulo-SP

Processo: 22/01540-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Vigência (Término): 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Renata Cristina Rizzon
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/07701-8 - Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos e formas FragUrb, AP.TEM
Assunto(s):Fragmentação socioespacial   Produção do espaço   Geografia urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estigma territorial | fragmentação socioespacial | Periferia urbana | produção do espaço | Geografia Urbana

Resumo

Como conceito e processo polissêmico, a fragmentação socioespacial, associada ao processode estigmatização territorial, compõe o tema principal desta pesquisa. Compreendendo a cidadecomo espaço produzido socialmente e organizado a partir de diferentes agentes hegemônicos enão hegemônicos, propõe-se a investigação da relação, combinação e manutenção entre ambosos processos, tendo como recorte o distrito de Cidade Tiradentes, por sua condição periférica,com suas dinâmicas entrelaçadas com a metrópole de São Paulo. O objetivo é o de analisar, à luz do novo processo de fragmentação socioespacial, os conteúdos do estigma territorial, experienciados pelos citadinos do distrito, por sua situação espacial. Por meio do levantamento de dados, revisão bibliográfica e organização de quadros a partir das tipologias dos citadinos de Cidade Tiradentes e externos a ela, será possível apreender e avaliar elementos que compõeme reforçam o processo de fragmentação socioespacial, associados às práticas socioespaciais dos citadinos pela dimensão do habitar como condição primeira para a estigmatização, à qual se associa as dimensões mobilidade, consumo e lazer.

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