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Canções brasileiras: leitura/escrita numa proposta de ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica

Processo: 22/03023-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2022
Vigência (Término): 30 de setembro de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Sandra Mara Moraes Lima
Beneficiário:Luis Henrique Ferreira da Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino e aprendizagem   Escrita   Leitura   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escrita | gênero discursivo | leitura | Letras de canções | Estudos do Texto e Discurso

Resumo

Este trabalho propõe-se a discutir os possíveis impactos quanto à utilização de canções brasileiras em atividades didáticas de ensino/aprendizagem de língua na educação básica e as presumíveis contribuições para o desenvolvimento da leitura/escrita nas aulas de Língua Portuguesa. No que diz respeito ao gênero canção brasileira, este é considerado, na perspectiva bakhtiniana, um tipo de enunciado relativamente estável, caracterizado por um conteúdo temático, uma construção composicional e um estilo. Os gêneros estão sempre vinculados a um domínio da atividade humana, refletindo suas condições específicas e suas finalidades, desse modo, esta pesquisa se dispõe a trabalhar com o gênero canção em sala de aula, apontando para um desenvolvimento de leitura de mundo. A partir da materialidade dos textos, o que pode ter consonância com a visão de mundo e o caráter estético dos estudantes. A proposta é promover uma leitura que se configure em resposta, evidenciando a voz autoral dos leitores. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre como uma metodologia dialógica pode ser mais profícua e fazer sentido para os discentes de modo a contribuir para leitura e a escrita numa perspectiva autoral, evidenciando a importância do estudante enquanto sujeito que tem voz, autoria, singularidade, alguém com quem se dialoga e se posiciona. A reflexão contempla também discutir em que medida o gênero canção tomado para o ensino/aprendizagem de língua pode ser eficaz e em que medida pode ser positivo ou negativo. Os alicerces teóricos que fundamentam a pesquisa permeiam as discussões a respeito dos elementos composicionais do gênero do discurso (BAKHTIN; FIORIN), do trabalho com gêneros em sala de aula (COSTA, DALVI; LIMA) e de autores que versam a respeito da importância do ato de ler (FREIRE; GERALDI).(AU)

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