Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto de o isolamento geográfico insular e das condições ambientais distintas na variação das características funcionais de Epidendrum fulgens (Orchidaceae) distribuída ao longo do litoral e na Ilha de Alcatrazes (SP)

Processo: 22/07784-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2022
Vigência (Término): 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Juliana Lischka Sampaio Mayer
Beneficiário:Giovana Narezi Trotta
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Ecologia funcional   Evolução   Orchidaceae   Caracterização funcional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia vegetal | Biogeografia de ilhas | Ecologia funcional | Especiação | Evolução | Regra de Ilhas | Ecologia funcional

Resumo

Características que favorecem a sobrevivência dos organismos são selecionadas e mantidas na população, de modo que o acúmulo dessas distinções pode levar à divergência de linhagens e especiação. Espécies com distribuição continental e insular, que habitam locais de condições diferentes, estão sujeitas à ação de pressões seletivas divergentes. Assim, considerando a diversidade morfológica e de habitats ocupados pela família Orchidaceae, ela está sujeita à ação dos processos mencionados. Epidendrum fulgens (Orchidaceae) possui representantes continentais e insulares, tratando-se de um ótimo modelo de estudo de processos de diversificação e efeitos do isolamento geográfico. No presente projeto, queremos analisar o impacto do isolamento geográfico insular e de condições ambientais distintas na variação das características funcionais de E. fulgens. Assim, nossos objetivos são: 1) examinar características funcionais de populações insulares e continentais de E. fulgens, a fim de verificar se as potenciais diferenças podem estar associadas aos ambientes distintos da ilha e do continente e; 2) verificar se há a ocorrência da regra de ilhas, a qual prevê tamanhos distintos para os indivíduos que habitam a ilha em relação aos do continente. Por meio deste estudo, será possível elucidar alguns dos mecanismos atuantes em processos de especiação atuais, analisando os fatores que contribuem com a geração de diversidade encontrada em ambientes naturalmente fragmentados, como as ilhas marinhas. Através dessa compreensão, podem ser criadas ferramentas para práticas de conservação e restauração, essenciais para o contexto atual de alterações climáticas e mudanças antrópicas, cujo impacto é significativo em regiões ricas como as neotropicais.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)