Busca avançada
Ano de início
Entree

¡Compañero Víctor Jara, presente ahora y siempre!: narrativa memorial e legado na elaboração do Archivo Víctor Jara (1973-1994)

Processo: 21/07314-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Tania da Costa Garcia
Beneficiário:Maria Luiza Franca Ramalho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História da América   Legado   Memória   Narrativa   Trajetórias de vida

Resumo

Artista múltiplo, Víctor Jara (1932-1973) foi diretor de teatro, ator, folclorista, cantor, compositor e um dos principais nomes do movimento da Nova Canção Chilena. Militante do Partido Comunista Chileno, ofereceu apoio a Salvador Allende durante a campanha eleitoral da Unidade Popular em 1970 e, posteriormente, passou a integrar o governo eleito, nomeado como Embaixador Cultural (1970-1973). Em setembro de 1973, poucos dias após o golpe civil militar, Víctor foi torturado e executado no Estadio Chile. Após o trágico assassinato, seu legado artístico e trajetória política e pessoal foram ressignificados, servindo a uma narrativa memorial que colocou a sua figura como mártir de resistência. A bailarina Joan Jara, viúva do artista, foi figura central nesse processo. A partir do exílio em Londres, em outubro de 1973,Joan preservou itens do acervo pessoal - cartas, recortes de imprensa, fotografias, discos e vestes - se empenhando na perpetuação do "legado" de Víctor e na militância pelos Direitos Humanos junto às redes de solidariedade e resistência formadas na Europa. Fundado em 1994,no contexto de redemocratização do Chile, o Archivo Víctor Jara constitui-se como uma organização institucional de custódia e conservação do "legado" de Jara. Utilizando os recortes de imprensa preservados por Joan Jara inicialmente em seu acervo, com vistas à construção do Archivo, o presente projeto se propõe a investigar como a narrativa memorial sobre a figura de Víctor Jara foi construída. Assim como, identificar as representações, identidades e silenciamentos envolvidos na formulação e difusão da narrativa memorial sobre sua figura, trajetória e legado engendradas na elaboração do acervo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)