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O mundo fundacional no Brasil: transformações do Estado e formações de circuitos técnico-científicos de construção dos problemas educacionais

Processo: 22/05206-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 15 de setembro de 2022
Vigência (Término): 14 de setembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ana Paula Belem Hey
Beneficiário:Pedro Grunewald Louro
Supervisor: Hugo Harari-Kermadec
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris-Saclay, França  
Vinculado à bolsa:21/01828-9 - O mundo fundacional no Brasil: transformações do Estado e formações de circuitos técnico-científicos de construção dos problemas educacionais, BP.DD
Assunto(s):Estado (política)   Elite   Poder (psicologia)   Filantropia   Quantificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Boltanski | Bourdieu | elites | Filantropia | quantificação | Transformações do Estado | Sociologia das Elites; Sociologia da Quantificação; Sociologia do Poder

Resumo

O presente projeto de estágio no exterior dá continuidade a nossa pesquisa doutoral, tendo como objetivo mais amplo examinar as transformações do Estado a partir das inflexões do mundo fundacional no Brasil. Isso porque, desde meados dos anos 2000 as fundações, familiares e corporativas, passaram da crítica puramente negativa ao Estado (exigindo a redução deste devido à sua "ineficácia" ou à sua "crise") para uma posição a um só tempo reformista e baseada na expertise, uma vez que participam cada vez mais das instâncias técnicas e consultivas dos processos decisórios, assim como delegam porta-vozes para agir nas interfaces acadêmicas e midiáticas da construção da opinião pública. Ao fazê-lo, em particular no universo educacional, essas organizações forjam interpenetrações entre instituições políticas e instituições técnicas e científicas, na medida em que elas exercem uma presença propositiva a um só tempo nas políticas educacionais e nas pesquisas educacionais. Sendo assim, propomos restituir a lógica estruturante do mundo fundacional, a partir da qual poderemos distinguir as posições no seu interior mediante as técnicas, os saberes e as elites acadêmicas que são mobilizadas por seus membros a fim de exercer um papel ativo vis-à-vis o Estado. Em outras palavras, trata-se da hipótese segundo a qual haveria uma oposição relacional entre a microeconomia aplicada e a gestão pública por resultados, na qualidade de dois saberes e técnicas suscetíveis de construir problemas públicos e, ao mesmo tempo, de habilitar a ação pública. O estágio no exterior é, portanto, uma etapa intermediária de produção da evidência empírica, na qual despontaremos o trabalho de sistematização dos dados até então coletados, algo que envolve três objetivos específicos: a construção de uma base de dados prosopográficos, constituída pelos percursos acadêmicos e profissionais dos atores pertinentes (i); o esboço da rede de instituições técnicas e científicas tecida pelo mundo fundacional (ii); e a codificação prévia do trabalho de legitimação dos seus porta-vozes (iii). De fato, esses objetivos do estágio estão intimamente associados com os dois objetivos do projeto doutoral em curso e com a armação analítica a eles relacionados, a saber: de um lado, a reconstrução da trajetória social dos agentes que dão corpo às intervenções das organizações estudadas, analisando as propriedades materiais e simbólicas que caracterizam aqueles que disputam as modalidades de conceber e orientar a ação do Estado (via Bourdieu); e, de outro lado, a codificação do modo como o mundo fundacional justifica a sua atuação no universo educacional com relação às diferentes críticas de que vem sendo alvo, analisando como mudanças em representações coletivas e dispositivos de ação (relativas tanto ao Estado quanto ao mundo fundacional) se dão e são justificadas como resultado da reinterpretação das críticas circulantes na vida social (via Boltanski). Em suma, ao investigar o mundo fundacional, a presente pesquisa, proposta sob uma convenção de dupla titulação com a Universidade Paris-Saclay, busca contribuir para os debates acerca da composição social das elites, levando em conta suas inflexões e permanências com relação às transformações do Estado, bem como as suas estratégias de legitimação postas à prova por uma sociedade na qual a crítica se torna rotinizada. (AU)

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