Busca avançada
Ano de início
Entree

Argumentação na educação em química: estado da arte utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil

Processo: 22/05342-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2023
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Adriele Ribeiro dos Santos
Supervisor: Fabrizio Macagno
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:20/02757-5 - Argumentação na educação em Química: estado da arte utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil, BP.DD
Assunto(s):Ensino de química   Ensino de ciências   Pesquisa educacional   Literatura estrangeira   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argumentação | Ensino De Química | Estado da arte | Literatura Estrangeira | Revisão bibliográfica | Ensino de química

Resumo

Os objetivos deste projeto de estágio de pesquisa no exterior são investigar o cenário internacional sobre a argumentação na educação em química e contrapô-lo aos resultados existentes no Brasil. Essa investigação está relacionada ao projeto "Argumentação na educação em química: estado da arte utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil" (nº processo FAPESP: 2020/02757-5). Para a elaboração do referido contraponto, no contexto nacional, no período de 2000 a 2020, já foram investigados e analisados artigos publicados em revistas com seletiva política editorial, trabalhos completos que constam nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e do Encontro Nacional de Ensino de Química. Quanto ao cenário internacional, no período de 1990 a 2020, serão obtidos e analisados, com a colaboração do Dr. Fabrizio Macagno (Universidade Nova de Lisboa, UNL), artigos publicados em língua inglesa em periódicos da área de educação em ciências. Estes serão estudados e confrontados com os trabalhos do Brasil tendo por base os descritores: ano de publicação, instituição e país de origem, nível de escolaridade, foco temático, objetivos, resultados, ferramentas metodológicas para estudo da argumentação e métodos de coleta de dados. Em adição, pretende-se publicar os resultados da pesquisa em colaboração com o professor Macagno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)