Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos de elaboração de materiais para aulas de línguas estrangeiras em um centro de línguas e desenvolvimento de professores

Processo: 22/03516-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2022
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Rozana Aparecida Lopes Messias
Beneficiário:Isabela Nazarini Grund
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Material didático   Pesquisa qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores | Elaboração de Materiais Didáticos | Formação de professores de LE | Formação Inicial de Professores de LE

Resumo

A questão da elaboração de materiais didáticos é um assunto bastante importante nos processos de formação inicial de professores. Pautados no conceito de material didático proposta por Tomlinson, na presente pesquisa pretendemos focalizar nos processos de elaboração de materiais para aulas de línguas estrangeiras em um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP), fundado em 2010, no campus da Unesp de Assis. Configurado como uma ação extensionista, o CLDP é um espaço articulado ao ensino e à pesquisa, voltado para o ensino de línguas estrangeiras à comunidade externa e interna da universidade. Os professores são estudantes do curso de Letras que vivenciam suas primeiras experiências como professores. O projeto conta com uma equipe de coordenadoras, supervisoras para cada língua que orientam as aulas (alemão, italiano, japonês, inglês, espanhol e francês) ministradas por esses licenciandos em formação. Nesse contexto observaremos como os professores preparam suas aulas, visto que o projeto não possui um material apostilado a ser seguido. Para desenvolver a presente investigação seguiremos os preceitos da pesquisa qualitativa, uma vez que a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem. (Denzin e Lincoln, 2006). Esperamos ao final responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como se organizam professores, em processo de formação inicial, em práticas de elaboração de materiais para suas aulas no CLDP da Unesp/Assis?(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)