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Efeitos do Programa Promove-Pais aplicado na modalidade online e presencial a grupos de pais e mães de crianças com problemas de comportamento

Processo: 21/12365-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2022
Vigência (Término): 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Francisco de Assis Medeiros
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Práticas pedagógicas   Pais   Distúrbios do comportamento   Psicologia da criança   Terapia assistida por computador   Treinamento de pais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atendimento Online | Atendimento Presencial | habilidades sociais educativas parentais | Problemas de comportamento | Psicoterapia | Práticas educativas parentais

Resumo

Comportamentos infantis (problemas de comportamento e habilidades sociais) estão correlacionados às práticas educativas parentais (positivas e negativas), bem como a outras variáveis intrafamiliar como saúde mental e a qualidade do relacionamento conjugal. A literatura recomenda a aplicação de programas de intervenção para amenizar ou prevenir impactos negativos na saúde global das crianças e de seus familiares. No Brasil, existem programas bem-estruturados de treinamento parental, sendo um deles o Promove-Pais, mas que ainda carece de dados sobre seus efeitos, obtidos a partir de pesquisas experimentais, tanto para a modalidade de intervenção presencial quanto para a online. Portanto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo descrever e comparar os efeitos do programa Promove-Pais aplicado a pais e mães de crianças com problemas de comportamento, na modalidade de treino presencial e online. Participarão da pesquisa 36 pais e/ou mães biológicos de crianças com idade entre seis e sete anos e que apresentam indicadores de problema de comportamento. Os participantes serão distribuídos randomicamente em seis grupos experimentais, três receberão a intervenção na modalidade online e três na modalidade presencial, utilizando o delineamento experimental de estudo de caso único com sondas múltiplas. As intervenções serão realizadas com o programa Promove-Pais ao longo de 14 semanas. Os dados dos instrumentos serão corrigidos de acordo com os manuais padronizados e serão comparados estatisticamente nas medidas de sonda, pré-teste, medida intermediária, pós-teste e seguimento, entre os grupos experimentais (Teste Mann-Whitney) e intragrupos presencial e online (Teste Wilcoxon) utilizando-se o software SPSS. Os dados também serão analisados pelo método JT e pelo software SiMCCIT. (AU)

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