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Estimulação transcraniana por corrente contínua e dislexia: revisão sistemática da literatura

Processo: 22/03580-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2022
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Esther Constantino
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Transtornos do neurodesenvolvimento   Dislexia   Estimulação magnética transcraniana   Revisão sistemática   Ensaio clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Developmental Dyslexia | Systematic review | transcranial direct current stimulation | Linguagem

Resumo

A dislexia do desenvolvimento é um transtorno de origem neurobiológica (APA, 2014) caracterizada por prejuízos na decodificação e no reconhecimento automático e preciso de palavras escritas associadas a déficit no componente fonológico da linguagem; são atípicas em relação à idade e habilidades cognitivo-linguísticas. Estudos com ressonância magnética funcional em indivíduos com dislexia do desenvolvimento ainda não são unânimes em sues resultados, mas apontam anomalias cerebrais, funcionais e estruturais em áreas relacionadas com o processamento da informação fonológica e visual. Técnicas de neuromodulação não invasivas constituem, atualmente, uma abordagem terapêutica promissora para o tratamento de diversos distúrbios do neurodesenvolvimento, inclusive para a dislexia. Porém, ainda há incerteza quanto à indicação, efeitos clínicos, resultados a médio e longo prazo, e parâmetros de aplicação. Objetivo: investigar na literatura pertinente, evidências de que o uso de ETCC em crianças e adolescentes com dislexia do desenvolvimento melhoram suas habilidades de leitura. Método: serão pesquisados somente artigos em Inglês e Português e publicados entre 2012 e 2022, nos bancos de dados Medline/PubMed, a partir dos descritores: "transcranial direct current stimulation AND dyslexia" e "transcranial direct current stimulation AND dyslexia AND clinical trial" (estimulação transcraniana por corrente contínua e dislexia e estimulação Transcraniana por corrente contínua e dislexia e ensaio clínico, respectivamente). Resultados esperados: Após a tabulação dos estudos e análise dos dados, será verificada a eficácia da ETCC, se houve outro tipo de intervenção e resultados relevantes e significativos no tratamento da dislexia do desenvolvimento.(AU)

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