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O jornalismo esportivo e a midiatização do futebol de mulheres no Brasil

Processo: 22/00984-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2022
Vigência (Término): 31 de maio de 2026
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Mauro de Souza Ventura
Beneficiário:Érika Alfaro de Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo esportivo   Meios de comunicação   Futebol   Mulheres   Cultura midiática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Futebol feminino | Gênero | Jornalismo esportivo | Mídia | midiatização | noticiabilidade | Jornalismo esportivo

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a cobertura noticiosa do futebol de mulheres no Brasil em espaços midiáticos hegemônicos e não hegemônicos, tendo em vista o foco na construção das relações de gênero, na midiatização desta pauta jornalística e na visibilidade jornalística do esporte feminino. Para isso, selecionamos como objetos os conteúdos jornalísticos produzidos pela Rede Globo e pelo Dibradoras em múltiplas plataformas, desde a televisão aberta até o ciberespaço, durante o período de um ano, em 2023, quando será realizada pela Fifa, na Austrália e na Nova Zelândia, a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Assim, temos como propósito analisar o cenário de reivindicações por reconhecimento, infraestrutura, profissionalização, visibilidade e legitimidade do futebol de mulheres no âmbito nacional por meio do olhar voltado a cinco clubes do Estado de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Ferroviária. Nesse sentido, discutiremos o papel do jornalismo esportivo em sua relação histórica com o futebol feminino, a forma como essa modalidade esportiva é apresentada pela mídia para o receptor, como as notícias são compostas e quais estratégias de midiatização são colocadas em prática. Logo, a justificativa desta análise se baseia na investigação do desenvolvimento da relação das mulheres com o jornalismo e este esporte espetacularizado que é o futebol, em um estudo cujo caráter sociocultural dos processos midiáticos se destaca. (AU)

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