Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão hipotalâmica de DLK1 e MeCP2 em camundongos ao longo do desenvolvimento puberal

Processo: 22/04870-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 26 de julho de 2022
Vigência (Término): 25 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ana Claudia Latronico Xavier
Beneficiário:Flávia Rezende Tinano
Supervisor: Ursula Kaiser
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Brigham and Women's Hospital (BWH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:21/12205-2 - Investigação das bases genéticas da Puberdade Precoce Central Familial de herança materna, BP.DD
Assunto(s):Endocrinologia   Genética   Hormônio liberador de gonadotropina   Puberdade precoce   Camundongos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongos | Dlk1 | Expressão hipotalâmica | genética | MeCP2 | Puberdade Precoce Central | Endocrinologia

Resumo

A puberdade precoce central (PPC) é causada pela reativação prematura da secreção pulsátil do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH). O reconhecimento da influência genética neste distúrbio aumentou significativamente após a descrição de mutações de perda de função em dois genes de imprinting materno (MKRN3 e DLK1) causando PPC de transmissão paterna. Os mecanismos de reativação do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal que levam ao início da puberdade não são totalmente compreendidos. Dois diferentes núcleos hipotalâmicos, o núcleo arqueado (ARC) e o núcleo periventricular anteroventral (AVPV), são de particular interesse em relação à função reprodutiva devido à presença de neurônios kisspeptina. Após a identificação de mutações de perda de função no MKRN3 em famílias com PPC, a mensuração dos níveis de RNA mensageiro do Mkrn3 no ARC e AVPV de roedores e primatas não humanos foi crucial para entender o mecanismo pelo qual esse gene reprime a secreção de GnRH. Por outro lado, ainda não está determinado como o DLK1 interfere no início do desenvolvimento puberal, embora sua expressão no hipotálamo de camundongos já tenha sido comprovada. Com o objetivo de identificar novos genes relacionados a outras formas de PPC familial ou esporádica, nós realizamos sequenciamento paralelo em larga escala em 86 probandos com PPC esporádica ou familiar e identificamos variantes potencialmente patogênicas em um gene ligado ao X (MECP2) em 3 pacientes com PPC esporádica, corroborado pela identificação de outra variante do mesmo gene em duas irmãs gêmeas monozigóticas britânicas. A relação deste novo gene candidato com a PPC ainda não está elucidada. Embora a expressão de Mecp2 tenha sido demonstrada no hipotálamo de ratos, o padrão de sua expressão ao longo do desenvolvimento puberal ainda não foi determinado. Portanto, nosso objetivo é caracterizar o padrão de expressão de Dlk1 e Mecp2 no hipotálamo de camundongos ao longo do desenvolvimento puberal, especialmente no ARC e AVPV, bem como investigar sua coexpressão em neurônios kisspeptina e GnRH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTENEGRO, LUCIANA; SERAPHIM, CARLOS; TINANO, FLAVIA; PIOVESAN, MAIARA; CANTON, ANA P. M.; MCELREAVEY, KEN; BRABANT, SEVERINE; BORIS, NATALIA P.; MAGNUSON, MELISSA; CARROLL, RONA S.; et al. Familial central precocious puberty due to DLK1 deficiency: novel genetic findings and relevance of serum DLK1 levels. EUROPEAN JOURNAL OF ENDOCRINOLOGY, v. 189, n. 3, p. 7-pg., . (22/04870-9, 21/12205-2, 19/27631-7, 22/00719-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.