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Aspectos vocais de professores do município de Campinas em situação remota durante a pandemia da COVID-19

Processo: 22/02542-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2022
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Carolina Constantini
Beneficiário:Isabela de Morais Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Pandemias   COVID-19   Professores   Voz   Inquéritos e questionários   Análise descritiva de perfil livre   Análise de dados   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | distúrbios de voz | docentes | Saúde Mental | voz | Voz, saúde do trabalhador

Resumo

Em decorrência da pandemia, o ambiente escolar passou a ser remoto, culminando no aumento do volume de trabalho dos professores, gerando estresse e ansiedade. Faz-se necessário uma pesquisa direcionada aos professores, considerando sua longevidade da pandemia e as consequências do pós isolamento na saúde vocal e mental. Objetivo: verificar e comparar a presença de alteração vocal durante o ensino remoto com o período pós-isolamento social e identificar possíveis fatores predominantes e intensificadores. Método: estudo descritivo, abordagem quantitativa, recorte de uma pesquisa multicêntrica. Professores da educação básica da rede pública de ensino de Campinas responderam a um banco de questões disponibilizado on-line, quando estavam em atividade de ensino remoto, e nesse momento responderão ao mesmo instrumento no momento pós isolamento com a volta das atividades presenciais. O instrumento identifica questões sobre a COVID-19, uso de máscaras faciais e engloba os questionários: Índice de Triagem de Distúrbios de Voz (ITDV), Questionário de Saúde Geral 12 (QSG-12), Índice de Fadiga Vocal (IFV), Condições de Produção Vocal do Professor (CPV-P) que concerne às questões funcionais, demográficas, organização e ambiente de trabalho, e o Job Stress Scale (JSS) e do Grau de Quantidade de Fala e Intensidade de Voz (GQFIV). A análise de dados será feita a partir das relações entre o escore final de cada protocolo respondido. Espera-se uma melhora no período pós isolamento relacionados aos aspectos mentais e vocais.(AU)

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