Busca avançada
Ano de início
Entree

Protocolo otimizado de TCFC para aplicação intraoperatória na endodontia

Processo: 22/02664-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2022
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Manoel Damiao de Sousa Neto
Beneficiário:João Pedro de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico por imagem   Proteção radiológica   Tomografia computadorizada de feixe cônico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diagnóstico por imagem | Endodontia | proteção radiológica | Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico | Endodontia e Radiologia Odontológica

Resumo

A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) tem sido frequentemente utilizada na endodontia por possibilitar uma avaliação tridimensional da área de interesse e possuir maior acurácia no diagnostico de condições clínicas quando comparado a radiografias periapicais. Considerando que o protocolo de TCFC mais indicado para endodontia deve possuir um menor FOV e maior resolução espacial, uma maior dose de radiação pode estar associada. Dessa forma, a otimização da dose, ou seja, o uso de uma menor dose sem o comprometimento da acurácia diagnóstica, tem mostrado ser um ponto imprescindível a ser analisado na literatura. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a acurácia diagnóstica de um protocolo otimizado de TCFC na detecção de complicações endodônticas intraoperatórias. Será confeccionado um fantoma de imagem composto por mandíbula humana macerada parcialmente edêntula e quarenta primeiros molares inferiores. A mandíbula será coberta por Mix-D, um simulador da absorção espalhamento dos raios X nos tecidos moles. Os 40 dentes serão subdividos em 4 grupos: a. controle/ausência de complicação (n=10); b. calcificação pulpar (n=10), c. fratura de lima (n=10) e d. perfuração radicular (n=10). Inicialmente, todos os dentes serão submetidos a cirurgia de acesso e remoção do teto da câmara pulpar e, posteriormente, instrumentação endodôntica será realizada O grupo calcificação pulpar será composto de uma amostra de dentes selecionada com calcificação pré-existente. No grupo fratura de lima, 10 limas reciprocantes serão inseridos em cada um dos dentes. E, no grupo perfuração radicular, as perfurações serão realizadas usando uma broca Gates-Glidden. Todos os dentes serão escaneados com o Micro-CT Skyscan 1174 (Kontich, Bélgica). As imagens de TCFC serão adquiridas para os 10 dentes de cada grupo individualmente posicionados no alvéolo vazio do primeiro molar inferior esquerdo do fantoma de imagem com o aparelho OP 300 (Instrumentarium, Dental, Tuusula, Finlândia) ajustado a um FOV de 6 x 4 cm e 90kVp em 3 diferentes protocolos de dose: baixa (18,4 mAs e voxel de 0,2mm), padrão (48,8mAs e voxel de 0,13mm) e alta (79,3mAs e voxel de 0,085mm). Adicionalmente, um implante de titânio será inserido no alvéolo vazio do segundo pré-molar, adjacente ao dente de interesse, para simular artefatos de imagem. As imagens de TCFC do fantoma de imagem serão analisadas subjetivamente no software Osirix MD por quatro avaliadores que indicarão a presença de calcificação pulpar, fratura de lima e perfuração radicular em uma escala de 5 pontos. Sensibilidade especificidade e área sobre a área sob a curva de característica de operação do receptor serão calculados e análise de variância e teste pos-hoc de Tukey irá comparar os diferentes protocolos de dose com nível de significância de 5%. Os resultados esperados são a redução da dose de radiação sem o comprometimento da acurácia diagnóstica na avaliação de calcificação pulpar, fratura de lima e perfuração radicular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, JOAO PEDRO; MAZZI-CHAVES, JARDEL FRANCISCO; DE SOUSA-NETO, MANOEL DAMIAO; CANDEMIL, AMANDA PELEGRIN. Could Low-dose Cone-beam CT be Used for Endodontic Intraoperative Diagnosis?. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 49, n. 9, p. 8-pg., . (21/01623-8, 22/07081-5, 22/02664-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.