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Avaliação do impacto da propedêutica cardiovascular no raciocínio clínico diagnóstico em pacientes com suspeita de valvopatias

Processo: 22/03747-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2022
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Minna Moreira Dias Romano
Beneficiário:Isabella Silveira Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia   Semiologia   Exame físico   Ecocardiografia   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ausculta cardíaca | Exame Físico | Semiologia | Simulação | Cardiologia

Resumo

No contexto da semiologia médica, o exercício de elaboração de hipóteses diagnósticas e estabelecimento do raciocínio clínico diagnóstico (RCD) pode ser dividido em 3 pilares: anamnese, exame físico (EF) e exames complementares. A evolução tecnológica dos métodos diagnósticos complementares mudou a forma pela qual os profissionais de saúde constroem o RCD. Ao longo do tempo, observa-se menor valorização da propedêutica semiológica e maior dependência de exames subsidiários na determinação de condutas terapêuticas. Alguns estudos já demonstraram a acurácia diagnóstica anamnese, a qual pode predizer diagnóstico clínico em até 80% dos casos em cenário ambulatorial de medicina interna. No entanto, poucos estudos quantificaram o papel do EF. Em cenários como em doenças cardíacas valvares, o EF cardiovascular pode ser o grande responsável pelo diagnóstico nosológico e sugerir ainda a gravidade, guiando com custo-efetividade o uso de métodos complementares de imagem. Pode, ainda, ter papel importante na tomada de decisões terapêuticas. Objetivos: o presente estudo possui como objetivo principal avaliar o impacto da realização do EF do sistema cardiovascular no RCD. Ainda, busca-se (1) comparar as habilidades de EF cardiovascular entre voluntários de níveis de formação diferentes; (2) comparar, dentre os grupos testados que puderam ou não realizar o EF cardiovascular, o número de exames complementares solicitados para o diagnóstico nosológico; (3) comparar a interpretação de um resultado de exame ecocardiográfico concordante ou discordante entre os grupos que fizeram ou não o EF. Métodos: voluntários, alunos de graduação e médicos residentes de Cardiologia, serão convidados a participar do projeto. Cada voluntário receberá um treinamento no simulador e será exposto a quatro situações clínicas pré definidas, simulando quadros de valvopatias (estenose e insuficiência mitral, estenose e insuficiência aórtica) compostas por vinheta clínica (anamnese) associada a achados de EF simulados em simulador de alta fidelidade (Harvey®; Gordon Center for Research in Medical Education, University of Miami, Miami, FL, USA). Os voluntários serão aleatoriamente distribuídos em momentos onde podem ou não executar o EF no simulador (variável de intervenção) para cada uma das patologias valvares. Em etapa subsequente, o voluntário será exposto a laudos de ecocardiografia que podem ser concordantes com o caso simulado ou discordantes. Questionários acerca do diagnóstico clínico provável e de conduta de solicitação de exames complementares serão então apresentados aos voluntários. O desempenho em identificar achados de EF será mensurado, assim como as respostas às perguntas de condutas diagnósticas ou terapêuticas. Variáveis contínuas , como média e DP, e categóricas, como porcentagem e frequência, serão expressas. Os grupos serão comparados com testes apropriados pela distribuição das variáveis, considerando-se a possibilidade de realizar ou não o EF, o tempo de formação dos voluntários e a valvulopatia apresentada. Análises de sensibilidade e especificidade de variáveis do EF em diagnosticar cada uma das valvopatias serão realizadas. Por fim, análises do impacto da interpretação de um ecocardiograma (concordante ou não com o cenário apresentado) serão quantificadas e comparadas entre grupos que realizaram ou não o EF.(AU)

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