Arte Viva: agências vegetais e co-criações trans-específicas na arte contemporânea
Triagem Biológica, Identificação e Planejamento de Novos Candidatos a Agentes Anti...
Processo: | 21/11186-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de abril de 2022 |
Vigência (Término): | 31 de março de 2025 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes |
Pesquisador responsável: | Cesar Augusto Baio Santos |
Beneficiário: | Claudio de Melo Filho |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ciência Tecnologia Século XX |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Arte | ciência | Estudos multiespécies | Sistemas Digitais | Sistemas Orgânicos | tecnologia | Arte, Ciência e Tecnologia |
Resumo As poéticas artísticas produzidas em relação com a ciência e natureza ganham destaque à medida que incorporaram no seu discurso as mudanças políticas, tecnológicas e sociais com a consciência da gravidade das crises ambientais e sua ligação com o programa econômico capitalista. A união entre artistas e cientistas tem inspirado a produção de obras que, de maneira geral, incorporam novas formas de organização entre sistemas vivos, processos biológicos sintéticos, tecnológicos e simbólicos. Muitos artistas contemporâneos conduzem suas pesquisas através de colaborações multiespécies (van DOOREN et. al, 2016), produzindo obras com alto potencial questionador e formulador de conhecimentos desviantes. Este doutoramento se propõe a investigar as poéticas visuais que articulam relações entre organismos não-humanos (vivos e não-vivos) e tecnologias para fornecer modelos alternativos utópicos de mundo. A presente pesquisa propõe o estudo de obras que permitem imaginar outras relações possíveis com os sistemas da natureza, tecnologia e sociedade na atualidade. As discussões sobre estas obras se darão por meio de dois movimentos metodológico principais: (I) histórico-conceitual, destinado a revisão das relações entre arte, natureza, ciência e tecnologia a partir da década 1980; (II) teórico-investigativo, tendo em vista o desenvolvimento da primeira análise, que direciona a um modo operativo para compreender os processos poéticos que atuam nestas intersecções. De modo a coadjuvar esta discussão, o conceito de Paisagem Multiespécie será desenvolvido a partir do pensamento de Thom van Dooren e Anna Lowenhaupt Tsing. Tendo em vista o escopo do recorte proposto e considerando que o trabalho colaborativo é essencial para o ato criativo contemporâneo, esta pesquisa se fará em parceria à uma rede internacional de artistas e pesquisadores interdisciplinares ligados ao campo da arte, ciência e tecnologia tendo em vista a realização de um evento remoto internacional com a participação laboratórios, artistas e pensadores da área. Ademais, é sugerida uma auto-residência nos laboratórios e espaços parceiros, de forma presencial ou remota a depender de fontes de financiamento. (AU) | |
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