Busca avançada
Ano de início
Entree

Um novo método de diagnóstico de falhas em motores de indução trifásicos por meio da análise dos sinais de impedância e técnicas avançadas de processamento de sinais

Processo: 21/09685-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2022
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:André Luiz Andreoli
Beneficiário:Guilherme Beraldi Lucas
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Máquinas elétricas   Monitoramento   Processamento de sinais   Diagnóstico de falhas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diagnóstico de falhas | Máquinas Elétricas | Monitoramento | Motor de indução trifásico | Processamento de Sinais | Monitoramento e diagnóstico de falhas em máquinas elétricas

Resumo

Os motores de indução trifásicos (MIT) são equipamentos utilizados no acionamento de grande parte das cargas industriais, como esteiras, ventiladores, compressores e muitos outros. Portanto, a eventual pausa no funcionamento de um MIT em uma linha de produção resultará em um alto custo operacional e financeiro. No entanto, estas máquinas estão frequentemente expostas a falhas mecânicas e elétricas que podem causar desde pequenos danos até sua falha total. Esta problemática resultou no interesse científico acerca do desenvolvimento de soluções para diagnóstico dessas falhas. Os métodos mais usuais nesta área utilizam-se da análise de grandezas relacionadas aos MITs, como a vibração, emissão acústica, corrente e fluxo eletromagnético. Não obstante, é notório que, na presença de alguns tipos de falha, o valor de impedância das bobinas do MIT é alterado. Dessa forma, este projeto apresenta um novo método de detecção e classificação de falhas em MITs por meio da leitura da impedância de seus enrolamentos. A medição será realizada por intermédio de um circuito de injeção de sinais de frequência variável na alimentação elétrica da máquina concomitantemente a leituras de tensão. A aplicação deste método não depende de fixação direta de sensores no motor, evitando falhas de instalação e problemas de desgaste mecânico. Além disso, os componentes que constituem o circuito de medição são simples e de baixo custo (resistores, capacitores e amplificadores). Ainda, este método poderá ser aplicado com a máquina em pleno funcionamento, resultando em uma inédita técnica não invasiva (TNI) para o estudo de falhas. Por fim, a introdução deste método, sem precedentes em artigos já publicados, representará uma sólida contribuição para o tema e um avanço para as técnicas de diagnóstico de falhas em MITs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)