Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanoligas bimetálicas Ag/Cu: avaliação estrutural, morfológica e atividade antimicrobiana

Processo: 22/00374-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2022
Vigência (Término): 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Diogo Silva Pellosi
Beneficiário:Bruna Naemi Harada
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotecnologia   Anti-infecciosos   Condutas terapêuticas   Cobre   Prata   Síntese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade antimicrobiana | cobre | Nanoligas | Nanotecnologia | Prata | Síntese | Materiais em escala nanométrica (nanomateriais)

Resumo

Microrganismos têm sido uma crescente preocupação devido a rápida expansão de cepas multirresistentes a antibióticos. Assim, a busca por alternativas terapêuticas é urgente. Neste cenário, pesquisadores de todo o mundo se voltaram para a nanotecnologia e suas potencialidades. Dentre diversas alternativas, as nanopartículas de prata (AgNP) são destaque, porém seu alto custo de produção e elevada toxicidade (humana e ambiental) tem limitado seu uso. Uma alternativa às AgNP são as nanopartículas de cobre (CuNP), metal com menor custo e amplo espectro de ação, porém facilmente oxidável em meio aquoso. Neste contexto o presente projeto tem por objetivo unir de forma sinérgica as propriedades de Ag e Cu pela produção de nanoligas de prata/cobre, visando uma elevada atividade antimicrobiana multifocal, menor custo, maior biocompatibilidade e estabilidade cinética. Para tanto, estas serão sintetizadas em reação de redução química, funcionalizadas a fim de aumentar estabilidade, caracterizadas (morfologia e estabilidade) e então avaliadas frente a diferentes cepas de microrganismos. A relação ente otimização estrutural/estabilidade do nanoliga Ag/Cu e sua atividade antimicrobiana será a questão norteadora deste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)