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Análise não-linear da resposta à rajada e comportamento dinâmico de uma aeronave de alto alongamento

Processo: 20/16274-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2022
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Luiz Guilherme Pancini dos Santos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/13836-9 - Análise não-linear da resposta à rajada e comportamento dinâmico de uma aeronave de alto alongamento, BE.EP.DR
Assunto(s):Turbulência atmosférica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeronave HALE | estol dinâmico | Sistema dinâmico não-linear | Turbulência atmosférica | Aeroelasticidade não-linear

Resumo

À medida que a busca por estruturas aeronáuticas mais flexíveis aumenta, também o faz a necessidade de incorporar as não-linearidades intrínsecas às suas análises dinâmico-aeroelásticas. Dessa forma, se torna essencial caracterizar completamente o comportamento aeroelástico e investigar os efeitos que perturbações externas comuns, como rajadas devido à turbulência atmosférica, possam induzir na dinâmica de voo. Portanto, o presente projeto de pesquisa propõe a criação de uma plataforma dinâmico-aeroelástica computacional para análise da resposta não-linear à rajada, flutter de estol e comportamento dinâmico não-linear de uma aeronave muito flexível. Para tanto, deverá empregar-se um modelo semi-empírico de estol dinâmico aumentado para inclusão de cargas de rajadas arbitrárias, acoplado à uma formulação de elementos finitos não-lineares de viga 1D, para grandes deslocamentos e pequenas deformações, e de movimento de corpo rígido em 6 graus de liberdade.

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