Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do carvão ativado no pós-tratamento do efluente da estação produtora de água de reuso

Processo: 21/08123-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2022
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Susanne Rath
Beneficiário:Vinicíus Diniz
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/11350-1 - Investigação da viabilidade de nanomateriais fotoativos e com propriedades antimicrobianas para purificação de água, BE.EP.DR
Assunto(s):Química ambiental   Carvão ativado   Tratamento de águas residuárias   Reúso da água   Dióxido de titânio   Adsorção   Reatores biológicos   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adsorção | água de reuso | carvão ativado | dióxido de titânio | Pós-Tratamento | Química Ambiental

Resumo

A Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR CAPIVARI II) situada em Campinas, SP, opera com um sistema de biorreatores com membranas de ultrafiltração (MBR) e tem a capacidade, atualmente, de produzir água para reuso não potável. A EPAR está equipada com uma unidade piloto que permite aplicar diferentes processos de polimento, entre esses, o carvão ativado. O uso de carvão ativado para o polimento do efluente é atrativo devido a sua fácil aplicação, baixo custo e possibilidade do reuso de materiais menos nobres para a sua confecção. Ademais, comparada com outras técnicas como os processos oxidativos avançados, a adsorção não promove a formação de subprodutos indesejáveis, que muitas vezes podem apresentar toxicidade maior do que a substância original. Em trabalho anterior de monitoramento do efluente da EPAR foram selecionadas moléculas marcadoras (compostos recalcitrantes), entre essas a cafeína, hidroclorotiazida, sacarina, sucralose e sulfametoxazol. O objetivo principal deste projeto é avaliar diferentes materiais adsorventes (diferentes carvões) e carvão como material suporte para dióxido de titânio visando a concomitante remoção e degradação dos compostos marcadores recalcitrantes na EPAR. As técnicas sol-gel e imersão serão avaliadas para impregnar o carvão ativado com dióxido de titânio. Os materiais adsorventes serão caracterizados, e estudos em escala de laboratório serão conduzidos para elucidar a cinética do processo, isotermas de adsorção e elucidar os mecanismos de adsorção e remoção envolvidos. Também será feito a aplicação de colunas de leito fixo dimensionadas a partir do método de Rapid Small Scale Column Test. Definidas as condições ótimas, os experimentos serão conduzidos na unidade piloto da EPAR e o efluente tratado caracterizado quanto a remoção dos compostos marcadores, atividade antimicrobiana, atividade estrogênica e demais parâmetros de potabilidade. A quantificação das moléculas marcadoras será realizada por cromatografia bidimensional acoplada a espectrometria de massas sequencial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIROOKA KOSHIGOE, AMANDA SATI; DINIZ, VINICIUS; RODRIGUES-SILVA, CAIO; FERNANDES CUNHA, DAVI GASPARINI. Effect of three commercial algaecides on cyanobacteria and microcystin-LR: implications for drinking water treatment using activated carbon. Environmental Science and Pollution Research, v. N/A, p. 14-pg., . (21/08123-0)
DINIZ, VINICIUS; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES; RATH, SUSANNE. Adsorption of recalcitrant contaminants of emerging concern onto activated carbon: A laboratory and pilot-scale study. Journal of Environmental Management, v. 325, p. 12-pg., . (21/08123-0, 14/50951-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.