Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de sistemas quânticos fora do equilíbrio: geração da turbulência e a detecção de pontos fixos não térmicos

Processo: 22/00697-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2022
Vigência (Término): 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Vanderlei Salvador Bagnato
Beneficiário:Amilson Rogelso Fritsch
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Gases atômicos ultrafrios   Condensado de Bose-Einstein   Turbulência   Resfriamento e aprisionamento de átomos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condensados de Bose Einstein | sistemas fora do equilíbrio | Turbulência em gases quânticos | Gases Quânticos

Resumo

Condensados de Bose-Einstein são utilizados no desenvolvimento de diferentes campos de pesquisa, incluindo o estudo da turbulência quântica que a área de concentração que estamos investigando. Entender a turbulência em fluidos em que todos os parâmetros podem ser controlados dentro de um laboratório pode nos ajudar no entendimento do estado turbulento em fluidos presentes em nosso dia a dia. Sabemos que para tirar um condensado de seu equilíbrio podemos usar uma excitação externa, mas nem todo tipo de excitação deve gerar a turbulência. Investigar os mecanismos que podem induzir o estado turbulento é o foco principal deste projeto. Nas pesquisas que o grupo vem desenvolvendo, o condensado é aprisionado em uma armadilha puramente magnética e a excitação externa é feita com o uso de um campo magnético oscilatório. Este campo magnético não apenas atua sobre os átomos, mas também altera o potencial de aprisionamento. Neste projeto propomos uma forma alternativa para o aprisionamento dos átomos, usando uma armadilha esférica puramente óptica, de forma a desacoplar a excitação externa do potencial de aprisionamento. Este desacoplamento pode fornecer novos caminhos para o entendimento dos fatores básicos que levam ao estado turbulento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIVANCO, FRANKLIN J.; FRITSCH, AMILSON R.; GARCIA-OROZCO, ARNOL D.; MORENO-ARMIJOS, MICHELLE A.; TELLES, GUSTAVO D.; TAVARES, PEDRO E. S.; BAGNATO, VANDERLEI S.. Energy cascade in a far-from-equilibrium inhomogeneous trapped Bose gas obtained by power spectrum analysis. European Physical Journal-Special Topics, v. N/A, p. 4-pg., . (22/00697-0, 13/07276-1, 14/50857-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.