Bolsa 21/07373-3 - Fotografia, Teoria da arte - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O nascimento de uma nação: poder, imaginário e imagens indigenistas

Processo: 21/07373-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Filosofia Brasileira
Pesquisador responsável:Carolin Overhoff Ferreira
Beneficiário:Gabriel Bogossian Porto
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Fotografia   Teoria da arte   Imaginário   Povos indígenas   Colonialismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fotografia | imagens de contato | indigenismo | Teoria da Imagem | Teoria da Arte

Resumo

Em um contexto de crescente presença dos povos indígenas na esfera pública nacional, as questões sobre a recepção de seus enunciados tornam-se centrais. Ela, no entanto, é largamente definida pelas representações que o mundo não-indígena faz sobre o valor de verdade, os autores e o mundo de onde tais enunciados provêm. Diante desse panorama, O nascimento de uma nação: poder, imaginário e imagens indigenistas pretende refletir sobre os conceitos que operam em tais representações e sua força formativa para certo imaginário nacional. Utilizando instrumental conceitual elaborado por Gilles Deleuze em sua filosofia da diferença, tomaremos as fotografias e os filmes produzidos durante o primeiro contato com os povos Panará (1973), Enawenê-Nawê (1974) e Uru-Eu-Wau-Wau (1980) como intercessores não-filosóficos que servem como abertura de campo para pensar as máquinas conceituais que operam nessas representações. Nossa hipótese é que, no interior de um contrato social definido pelo colonialismo interno, é possível abordar os documentos visuais de primeiro contato como capazes de iluminar um campo conceitual relevante para pensar as relações entre os mundos indígena e não-indígena - em que se destacam uma ideia de nacionalidade e as relações de poder que a fundam - e, por conseguinte, as potências estético-políticas das imagens, buscando contribuir para um futuro pensamento do contato. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)