Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem com dois níveis de rotas para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo e Múltiplos Entregadores: formulações e métodos exatos

Processo: 21/14441-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2022
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Fernando Ribeiro de Senna
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):22/09679-5 - O problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores: clusterização e dois níveis de rotas, BE.EP.MS
Assunto(s):Métodos de geração de colunas   Problemas de roteamento de veículos   Roteamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dois níveis de rotas | Geração de Colunas | Métodos exatos | Plano de corte | roteamento de veículos | Roteamento

Resumo

O Problema de Roteamento de Veículos é um dos problemas de Otimização Combinatória mais estudados devido tanto à sua complexidade quanto à sua aplicabilidade em situações reais. Neste projeto de mestrado, objetiva-se estudar uma variante desse problema - o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo e Múltiplos Entregadores - sob uma perspectiva inédita na literatura: a otimização considerando dois níveis de rotas. Essa variante parte do princípio de que cada veículo pode ter mais de um entregador e os clientes são agrupados em clusters de forma que o veículo percorre rotas primárias (entre clusters) e os entregadores percorrem rotas secundárias (entre o veículo e clientes dentro de cada cluster). No limite dos nossos conhecimentos, nenhum trabalho abordou o problema com roteamento em dois níveis. Assim, o objetivo principal deste projeto de mestrado é resolver o problema, considerando dois níveis de rotas, através de métodos exatos de Programação Linear e Inteira, como geração de colunas, planos de corte e enumeração implícita. Este projeto está alinhado com os objetivos do Projeto Temático 16/01860-1 "Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos", especificamente, o item "(E) problemas de roteamento".

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)