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O Convênio USP-BID I: circulação e inovação na historiografia da educação (Brasil-França, 1989-1991)

Processo: 21/12745-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de junho de 2022
Vigência (Término): 14 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Bruno Bontempi Júnior
Beneficiário:Bruno Bontempi Júnior
Pesquisador Anfitrião: Boris Noguès
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LARHRA), França  
Assunto(s):Historiografia   História da educação   Inovação   Intercâmbio de pesquisadores   Universidade de São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:circulação | historiografia | Inovação | Institut National de Recherche Pédagogique (FR) | Intercâmbio | Universidade De São Paulo | História da Educação

Resumo

Trata-se de estágio de pesquisa junto ao Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes, como parte de investigação em curso sobre as experiências e os resultados do intercâmbio de pesquisadoras brasileiras em história da educação, entre 1989 e 1991, na França. Naqueles anos, um convênio entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Universidade de São Paulo permitiu que docentes da Faculdade de Educação realizassem estudos e pesquisas na Europa e América do Norte. Associadas ao "Programa de Pesquisa em Cultura Escolar Brasileira", quatro professoras buscaram, para seus projetos de pesquisa em história da educação e história social, aperfeiçoamento, interlocução, pesquisa documental e obras em centros como o Institut National de Reserche Pédagogique (INRP). Serei recebido pelo Prof. Dr. Boris Noguès, e pretendo consultar os arquivos do INRP, examinar o acervo da revista Histoire de l'Education e as teses defendidas na França, à época; entrevistar pesquisadores franceses participantes. Temos como hipótese que os intercâmbios ativaram uma circulação que se tornaria intensa entre pesquisadores das duas comunidades nacionais, tendo produzido, em ambas, impactos na produção do conhecimento e na própria estrutura desse campo intelectual. Temos como referência analítica a história transnacional da educação e dos saberes, no que tange a investigar trocas e interdependências em contextos internacionais, a exploração de apropriações e a produção e difusão de conhecimentos e relações entre comunidades nacionais. (AU)

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