Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de custo social para apoiar os processos de melhoria da habitação social

Processo: 20/06462-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2022
Vigência (Término): 30 de novembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Elisa Atalia Daniel Muianga
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bem-estar social   Habitação social   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bem-estar social | custos de intervenções | Custos sociais | habitação de interesse social | Saúde Pública | upgrading | Habitação de Interesse Social, Upgrading, Custos, Custos Sociais

Resumo

Vários dos programas de Habitação de Interesse Social (HIS) em massa têm como objetivo melhorar as condições de habitação para famílias vulneráveis. No Brasil, desde 2009, o programa HIS designado Minha Casa Minha Vida (MCMV) tem proporcionado habitação acessível a famílias de baixa e média renda. Desde 2019, MCMV foi substituída pela "Minha Casa Verde e Amarela" (CVeA) com base em detalhes de políticas similares. Estudos demonstraram que a HIS em várias partes do mundo tem impactos negativos, que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar dos usuários. Neste sentido, observa-se que as condições de HIS têm impactado a sociedade de forma individual (habitacional), com efeitos externos da urbanização. Estes problemas, por sua vez, causam custos sociais (CSs). Há, portanto, uma necessidade de entender como o planejamento e a qualidade do projeto urbano e arquitetônico podem reduzir os efeitos adversos sobre a saúde e as questões sociais mais amplas em HIS, especialmente para os empreendimentos existentes em uso. Este estudo visa identificar CSs associados à HIS, e potenciais intervenções de upgrading para melhorar as condições de HIS existentes que satisfaçam os desejos e o bem-estar dos usuários. Habitações mais saudáveis e satisfatórias são consideradas essenciais para condições sociais positivas que afetam a sociedade como um todo. Este estudo é realizado durante a pandemia COVID-19 em andamento, o que indica a necessidade de abordar as questões de qualidade da HIS para reduzir as SCs relacionadas aos serviços de saúde. Nossa investigação se concentra no desenvolvimento de uma nova abordagem para processos de atualização de HIS com base em protocolos para avaliar e mitigar CSs. O estudo é baseado em uma revisão sistemática da literatura (RSL), identificando elementos potenciais de atualização de HIS e fatores mitigadores de CS. Estes elementos e fatores são verificados através de um estudo de caso em um projeto de HIS baseado no MCMV me em Campinas, SP, Brasil. Os resultados desta pesquisa serão apresentados em forma de protocolo e guias para processos de atualização de HIS, com ênfase na mitigação de CSs aplicáveis a contextos locais e mais amplos. Essas contribuições, também, são aplicáveis a novas construções Upgrading é consideradas um passo crucial para uma indústria de construção mais sustentável e para a melhoria das condições de HIS com base nos valores do usuário e no bem-estar social.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELISA ATÁLIA DANIEL MUIANGA; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZKOWALTOWSKI; VANESSA GOMES DA SILVA; ARIOVALDO DENIS GRANJA; DANIEL DE CARVALHO MOREIRA; REGINA COELI RUSCHEL. Transformações habitacionais e seus impactos no bem-estar dos residentes. Ambient. constr., v. 22, n. 4, p. 255-274, . (19/02240-5, 20/06462-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.